Últimas Notícias

[5]

Cogumelos possuem altas quantidades de antioxidantes que podem ter efeitos anti-envelhecimento


Em um estudo publicado esta semana no Food Chemistry, e realizado por pesquisadores do Penn State Center for Plant and Mushroom Products for Health, foi mostrado que cogumelos, no geral, possuem uma grande quantidade de ergotioneína e de glutationa, ambos importantes antioxidantes e ligados a uma melhor saúde e até mesmo retardo da velhice.

Entre as 13 espécies analisadas, houve uma grande variação desses antioxidantes, mas todos esses cogumelos comestíveis apresentaram alta concentração dessas substâncias, e com alguns possuindo quantidades impressionantes. O tipo porcini, uma variedade selvagem, é o que apresentou a maior quantidade.

- Continua após o anúncio -



Os radicais livres são átomos e outras espécies químicas que apresentam elétrons desemparelhados, sendo, portanto, altamente reativos. Produzidos constantemente no corpo oriundos de fontes diversas - metabolismo, poluentes, etc. - eles causam danos nas células, e estão ligados ao envelhecimento e doenças como câncer, problemas cardíacos e Alzheimer. Os antioxidantes agem neutralizando esses radicais (Para saber mais: O que são os Radicais Livres?).

Em termos de consumo, os dois compostos antioxidantes nos cogumelos não degradam facilmente com relativas altas temperaturas, podendo ser cozidos sem muitos problemas.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo também apontaram - como sugestão apenas - que países consumindo boas quantidades de ergotioneína na dieta como a França e a Itália, possuem um menor índice de doenças neurodegenerativas do que pessoas em países como os EUA, onde o consumo de ergotioneína é mais baixo.

Outro estudo também publicado esta semana, no periódico Diabetologia (Ref.2), mostrou que o consumo de alimentos ricos em antioxidantes (especialmente englobando a vitamina C/E, licopenos e flavonoides) está associado com um menor risco de desenvolvimento de uma diabetes tipo 2. Ou seja, um maior consumo de frutas, verduras e legumes, independentemente do baixo valor glicêmico, dá um extra de ajuda na prevenção da diabetes.

Incluir mais plantas e cogumelos na sua dieta parece ser mais do que bem-vindo.


ALERTA: É válido também mencionar que existe algo conhecido como Paradoxo dos Antioxidantes. Não saia por aí consumindo grandes quantidades de antioxidantes de farmácia (suplementos) porque isso pode fazer mais mal do que bem. Prefira consumir seus nutrientes de uma dieta saudável. Aliás, no estudo sobre a diabetes tipo 2, os pesquisadores encontraram um teto, onde uma maior quantidade de antioxidantes não surtia mais efeito na prevenção dessa doença. Para saber mais, acesse o artigo: O que é o Paradoxo dos Antioxidantes?

Referências:
1. http://news.psu.edu/story/491477/2017/11/09/research/mushrooms-are-full-antioxidants-may-have-antiaging-potential
2. https://link.springer.com/article/10.1007/s00125-017-4489-7

Cogumelos possuem altas quantidades de antioxidantes que podem ter efeitos anti-envelhecimento Cogumelos possuem altas quantidades de antioxidantes que podem ter efeitos anti-envelhecimento Reviewed by Saber Atualizado on novembro 10, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]