Últimas Notícias

[5]

Terapia genética mostra grande potencial na reversão da cegueira!



Em um estudo laboratorial em Oxford, pesquisadores mostraram como pode ser possível tratar quadros de cegueira usando terapia genética para reprogramar células na parte de trás do olho para que elas se tornem sensíveis à luz.

A maior parte das cegueiras intratáveis ocorrem devido à perda de milhões de células fotorreceptoras sensíveis à luz que ficam na retina. Porém, as células nervosas da retina que não são sensíveis à luz permanecem no olho.
Com isso em mente, pesquisadores usaram um vetor viral para expressarem uma proteína sensitiva à luz - melanopsina - nas células residuais da retina de ratos que ficaram cegos devido à retinite pigmentosa (a mais comum causa de cegueira em pessoas jovens).

Os ratos que receberam a terapia genética foram, então, monitorados por um ano. Os resultados observados mostraram que os roedores que tiveram suas células não visuais na retina reativadas com a expressão de melanopsina foram capazes de reconhecer objetos no ambiente, indicando um alto nível de percepção visual! As células sensibilizadas foram capazes de responder à luz e enviar sinais visuais para o cérebro.

Existe hoje em desenvolvimento opções de retina eletrônica, mas a terapia genética, caso seja otimizada com sucesso, pode oferecer um tratamento muito mais simples de ser administrado e possivelmente até melhor, mantendo também a estrutura original do olho.

Publicação do estudo: PNAS

Para saber mais sobre a terapia genética, acesse o artigo: A promissora Terapia Genética


Terapia genética mostra grande potencial na reversão da cegueira! Terapia genética mostra grande potencial na reversão da cegueira! Reviewed by Saber Atualizado on outubro 04, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]