Pesticidas neonicotinóides presentes no mel do mundo inteiro
Os pesticidas neonicotinóides são aplicados globalmente, apesar dos esforços de diminuição do seu uso. Uma das grandes preocupações é com a saúde das abelhas, as quais estão diminuindo em número populacional em várias partes do mundo e de forma bastante preocupante na Europa e nos EUA.
Agora, um estudo publicado na Science mostrou que a maioria das amostras de mel analisadas ao redor do globo estavam contaminadas com o pesticida. Foi encontrado, no mínimo, 1 dos 5 compostos testados (acetamiprida, clotianidina, imidacloprida, tiacloprida e tiametoxamo) em 75% de todas as amostras, onde 45% do total continha dois ou mais desses compostos, e 10% continha quatro ou mais.
- Continua após o anúncio -
Apesar dos pesticidas encontrados estarem em níveis seguros para o consumo humano, os resultados mostram que as abelhas estão expostas de maneira preocupante a essas substâncias tóxicas e isso podem estar sendo uma das causas dos graves declínios populacionais desses importantes polinizadores a nível global. Além disso, outros animais polinizadores ou não podem estar sofrendo significativos danos.
Publicação do estudo: Science
Para saber mais sobre o tema, acesse: O desaparecimento das abelhas
Pesticidas neonicotinóides presentes no mel do mundo inteiro
Reviewed by Saber Atualizado
on
outubro 10, 2017
Rating: