Últimas Notícias

[5]

Altíssima temperatura da camada mais externa do Sol pode ser explicada pelas nanoflares!



Um dos maiores mistérios astronômicos do nosso Sistema Solar é o porquê da corona do Sol, sua camada mais externa, ser muito mais quente do que a superfície solar. Com seus vários milhões de kelvin de temperatura, a corona é cerca de 1000 vezes mais quente do que a superfície visível do Sol!

Agora, pesquisadores mostraram que relativas pequenas explosões conhecidas como "nanoflares" podem ser responsáveis pelas temperaturas tão extremas da corona.

A partir de observações de sete telescópios em um foguete chamado de FOXSI-2 - o qual fez uma viagem de 15 minutos no espaço para observar o Sol (mostrado na imagem da postagem no espectro de raio-X) -, os pesquisadores puderam analisar dados com maior precisão e sensibilidade, e notaram regiões do Sol emitindo luz a uma temperatura acima de 10000000°C (10 milhões de graus).

- Continua após o anúncio -



Mas essas regiões de altíssima temperatura não estavam sendo causadas por flares - intensas emanações de luz causadas pelo campo magnético solar mudando bruscamente de forma -, já que elas não foram observadas. Ao invés disso, ficou claro que várias nanoflares estavam agindo em uma espécie de concerto, sendo a provável causa do extremo aquecimento da corona.

Nanoflares parecem ser 1 milhão de vezes mais fracas do que as flares, mas apenas uma delas possui energia suficiente para suprir toda a demanda energética anual dos EUA. Elas já tinham sido propostas como mecanismo de aquecimento da corona, mas nunca tinham sido observadas no Sol.

O achado foi publicado na Nature Astronomy, e agora os pesquisadores pretendem fazer mais observações de telescópio para conhecerem mais sobre as nanoflares.

Publicação do estudo: Nature
Altíssima temperatura da camada mais externa do Sol pode ser explicada pelas nanoflares! Altíssima temperatura da camada mais externa do Sol pode ser explicada pelas nanoflares! Reviewed by Saber Atualizado on outubro 09, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]