Últimas Notícias

[5]

Novo teste de sangue consegue efetivamente apontar câncer de mama, independentemente da densidade das mamas

Em um estudo publicado ontem no PLOS ONE, pesquisadores demonstraram que o Videssa®Breast - um biomarcador multi-proteico que baseia um teste de sangue para o câncer de mama - não é afetado pela densidade das mamas, conseguindo, com bastante acuracidade, indicar a não presença desse tipo de câncer em mulheres possuindo tanto tecido mamário denso quanto não denso.

Essa é uma grande vitória, já que as mulheres que possuem tecido mamário denso estão em dupla desvantagem. A primeira é que estão em um maior risco de desenvolverem um câncer de mama. A segunda é que um tecido denso diminui a efetividade de detecção dos exames tradicionais de mamografia, resultando em significativa quantidade de falsos-positivos (Qual é a polêmica por trás dos exames de mamografia?). Para se ter uma ideia, quase metade de todas as mulheres nos EUA possuem um tecido mamário denso.

- Continua após o anúncio -



O novo exame de sangue possui acima de 99% no valor de previsibilidade negativa (NPV, na sigla em inglês) e os médicos podem, com alta confiabilidade, usá-lo para detectar cânceres em mulheres com tecido mamário denso e melhor determinar quando uma biópsia é realmente necessária. Foram analisadas 545 mulheres com idades entre 25 e 50 anos para determinar a eficácia do novo teste de sangue.

Esse estudo vem para reforçar um publicado no começo deste ano, na Clinical Breast Cancer, onde também foi confirmada boa eficiência do teste (nesse caso, como complemento da mamografia).

Publicação do estudo: PLOS

Artigos Recomendados (especialmente em relação ao câncer de mama)

Novo teste de sangue consegue efetivamente apontar câncer de mama, independentemente da densidade das mamas Novo teste de sangue consegue efetivamente apontar câncer de mama, independentemente da densidade das mamas Reviewed by Saber Atualizado on outubro 27, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]