Últimas Notícias

[5]

Nossa boca parece servir de depósito para bactérias nocivas ao intestino



Algumas condições intestinais, como a doença inflamatória intestinal (DII), colite ulcerativa e a doença de Crohn (DC) estão associadas com um desbalanço da comunidade microbiana no intestino. No geral, as causas para essas doenças hoje intratáveis têm sido difíceis de serem apontadas.

Nesse sentido, em anos recentes a colonização intestinal de bactérias de origem oral já vem sendo relacionada com várias condições de saúde negativas, incluindo a doença inflamatória intestinal. Agora, um estudo recente publicado na Science mostrou que inoculando bactérias extraídas da boca de pacientes com DII e DC em ratos livres de germes gera uma forte proliferação de células TH1 associadas com o estabelecimento de espécies bacterianas orais do gênero Klebsiella no cólon.

Klebsiella spp. pode ser resistente a vários antibióticos e são capazes de substituir micróbios normais do cólon após uma terapia de antibióticos - após o uso de antibióticos, várias bactérias boas do seu corpo são mortas junto com as boas, deixando o espaço livre para outras maléficas se multiplicarem.

- Continua após o anúncio -



Os resultados mostraram claramente que essa cepa de bactérias está se originando da boca, podendo potencialmente contribuir para doenças intestinais. Além disso, mostra que a boca parece ser um fonte para bactérias prejudiciais colonizarem o intestino e, no mínimo, exacerbar problemas intestinais em pacientes geneticamente suscetíveis ou com desbalanço bacteriano (causado por via terapêutica ou patogênica).

Manter sempre uma boa higienização oral, portanto, pode resultar em uma significativa amenização de vários problemas intestinais.

Artigos Recomendados:

Publicação do estudo:  Science

Nossa boca parece servir de depósito para bactérias nocivas ao intestino Nossa boca parece servir de depósito para bactérias nocivas ao intestino Reviewed by Saber Atualizado on outubro 29, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]