Neandertal em idade avançada parece ter sobrevivido com a ajuda dos seus amigos
Cada vez mais os estudos estão revelando que os Neandertais (Homo neanderthalensis) eram bem mais parecidos com os humanos modernos (Homo sapiens) do que supúnhamos (!). Agora, um estudo publicado no periódico Plos One (Ref.1) mostrou que um indivíduo neandertal há ~50 mil anos atrás, que sofreu múltiplas feridas e outras degenerações - eventualmente ficando surdo - provavelmente só conseguiu ultrapassar os 40 anos de idade com a ajuda de outros companheiros da espécie.
(!) Leitura recomendada:
Os fósseis do indivíduo identificado (na imagem acima, podemos ver seu crânio) mostravam que ele perdeu um antebraço, tinha problema nas pernas, era surdo, possuía uma condição degenerativa sistemática, ferida grave na cabeça desde muito jovem, entre outros problemas e danos. Isso faria dele presa fácil de predadores e muito vulnerável a outros perigos, tornando-o obrigatoriamente dependente dos outros membros do seu grupo social.
- Continua após o anúncio -
Conhecido como Shanidar 1, os fósseis desse Neandertal foram descobertos em 1957, durante escavação na Caverna de Shanidar, no Iraque, pelo professor e arqueólogo da Universidade de Columbia, Dr. Ralph Solecki. A perda auditiva foi evidenciada através da análise mais recente dos ossos do ouvido.
Os resultados vêm para reforçar a 'humanidade' presente nos Neandertais, os quais muitas vezes são retratados pelo público geral como bárbaros muito primitivos. Em meio a grupos de caçadores-coletores no Pleistoceno, Shanidar 1 só teria escapado de uma morte prematura com muita ajuda dos seus familiares e amigos.
Referências
- Trinkaus & Villotte (2017). External auditory exostoses and hearing loss in the Shanidar 1 Neandertal. PLoS ONE 12(10): e0186684. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0186684
- https://source.wustl.edu/2017/10/shanidar/
Neandertal em idade avançada parece ter sobrevivido com a ajuda dos seus amigos
Reviewed by Saber Atualizado
on
outubro 25, 2017
Rating: