Últimas Notícias

[5]

Níveis de arsênio nas águas de consumo no Paquistão ameaçam até 60 milhões de habitantes no país



No que está sendo considerado o maior envenenamento em massa da história, pesquisadores mostraram que o nível de amostras de águas subterrâneas coletadas em quase dois terços de 1200 poços ao longo do território paquistanês, com profundidades de 30 a 70 metros, estão contaminados com alto nível de arsênio.

Entre os locais contaminados, amostras com extremo alto nível foram encontradas no vale do Rio Indus, em quantidades acima de 200 microgramas por litro - 20 vezes mais alto do que o limite de segurança determinado pela OMS. No geral, os pesquisadores encontraram que entre 50 e 60 milhões de pessoas podem estar usando águas para o consumo com quantidades acima de 50 microgramas por litro de arsênio.

As áreas com maior quantidade de arsênio tendiam a ser aquelas com solos mais ácidos e próximos de formações geológicas de areia e barro mais recentes (mais jovens do que 10 mil anos) - formações sedimentares mais velhas já tiveram a maior parte do arsênio lixiviado pelas águas em direção ao mar.



O consumo de altos níveis de arsênio pode causar lesões epiteliais, câncer, doenças cardiovasculares e problemas neurológicos. Segundo a OMS, estimativas colocam que cerca de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo estão expostas a concentrações de arsênio superiores ao limite recomendado: 10 microgramas por litro. A maior parte dessas contaminações concentra-se na Índia, Bangladesh, Índia, Vietnã e Nepal.

O novo estudo vem em um grave alerta ao governo paquistanês para que ações imediatas sejam colocadas em prática para evitar perigosas contaminações.

*Além das águas subterrâneas, existem também preocupações quanto à contaminação de arsênio no arroz no mundo inteiro, como discutido no artigo: Arroz venenoso?

Referência: Science

Níveis de arsênio nas águas de consumo no Paquistão ameaçam até 60 milhões de habitantes no país Níveis de arsênio nas águas de consumo no Paquistão ameaçam até 60 milhões de habitantes no país Reviewed by Saber Atualizado on agosto 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]