Últimas Notícias

[5]

Embriões humanos são corrigidos geneticamente com o CRISPR-Cas9



Um time internacional de pesquisadores, usando a popular técnica de edição genética CRISPR-Cas9, foi capaz de corrigir uma mutação causadora de doença em 58 embriões humanos viáveis.

No caso, os pesquisadores conseguiram editar uma mutação em um gene chamado de MYBPC3, a qual causa um engrossamento no músculo cardíaco na forma de uma condição conhecida como ´cardiomiopatia hipertrófica´. Essa condição é a principal causa de morte súbita em atletas jovens, e a mutação associada é dominante, ou seja, basta existir apenas uma cópia do gene mutante para experienciar seus efeitos.

Um dos riscos e medo de se usar técnicas de edição genética em embriões humanos para corrigir problemas em genes defeituosos é a possibilidade de que outras mudanças genéticas indesejadas acabem ocorrendo. Outro problema seria a criação de mosaicos, ou seja, onde diferentes células no embrião conteriam diferentes sequências genéticas.

Porém, o time de pesquisadores conseguiu realizar o experimento de correção genética de forma perfeita, sem gerar qualquer problema. Os embriões criados, contudo, não foram destinados para implantes.

Apesar de ter sido uma edição simples, controvérsias já surgiram. Esse pode ser o primeiro passo para a criação de humanos geneticamente modificados em um futuro próximo. Pais podem ir além das correções de possíveis doenças genéticas, e editar características desejadas nos filhos, como cor de cabelo, pele e olhos, tipo físico, capacidade intelectual, entre outras otimizações físicas e cognitivas.

É válido destacar que o experimento usou o DNA da mãe como guia para a edição genética (o espermatozoide do pai é que continha o erro genético), e não a inserção de um gene externo ao material genético dos pais. Os responsáveis pelo estudo garantem que os resultados obtidos não dão base para tais preocupações. Por enquanto, não é um passo claro para a feitura de bebês geneticamente arquitetados.

O estudo detalhando o experimento foi publicado na Nature

*Mais cedo este ano, um grupo de cientistas na China também tinha conseguido editar embriões com sucesso. Porém, este novo estudo garantiu segurança no método utilizado.

Referência adicional: Nature

Artigo Recomendado para quem quer conhecer mais sobre o que é o CRISPR-Cas9, a técnica de edição genética que está revolucionando a área científica: CRISPR-Cas9: O Poder da Edição Genética!

ATUALIZAÇÃO (01/09/17): Alguns cientistas estão céticos quanto ao sucesso dessa suposta correção genética, e um estudo crítico será publicado na Nature em breve discutindo possíveis falhas nos resultados obtidos pela pesquisa. Os autores do clamado novo avanço no uso do CRISPR-Cas9 em embriões refutam falhas e estão prontos para responder os questionamentos céticos. Referência: Nature


Embriões humanos são corrigidos geneticamente com o CRISPR-Cas9 Embriões humanos são corrigidos geneticamente com o CRISPR-Cas9 Reviewed by Saber Atualizado on agosto 07, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]