Últimas Notícias

[5]

Os cães possuem a amizade escrita em seus genes!



Os cães evoluíram de ancestrais comuns com os lobos modernos há dezenas de milhares de anos (entre 20 e 40 mil anos atrás), a partir de uma domesticação realizada por nós, humanos. Ao longo desse processo, certos genes que fazem esses animais mais unidos foram selecionados e podem ter dado a eles suas personalidades distintas, incluindo um grande apego pela companhia humana, segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Princeton.

Os pesquisadores estudaram o comportamento de cães domésticos (Canis familiaris) e de lobos-cinzentos (Canis lupus) vivendo em cativeiro, realizando vários testes nesses animais para medir a habilidade de resolução de problemas e a sociabilidade.

Os resultados mostraram que os lobos são tão bons em resolver problemas quanto os cães, porém, estes últimos, mostraram-se muito mais amigáveis, gastando mais tempo interagindo amistosamente com humanos estranhos do que os lobos, estes os quais preferiam ficar mais afastados.

Já o estudo do DNA desses animais durante a pesquisa revelou uma ligação entre certas mudanças genéticas e comportamentos, como maior atenção a estranhos e melhor interpretação de pistas sociais nos cães. E essas mudanças genéticas são similares àquelas encontradas em humanos com uma rara síndrome genética (Williams-Beuren), onde o indivíduo frequentemente se torna altamente sociável!

A síndrome de Williams-Beuren afeta o cromossomo 7 no DNA humano, sendo esse cromossomo correspondente ao cromossomo 6 nos cães e lobos. Analisando a variação de partes desse cromossomo nos cães, os pesquisadores encontraram que aqueles com mais variações relativas ao gene responsável pela proteína GIF21 do que em lobos eram altamente sociáveis. Variações similares também ocorrem nos humanos com a síndrome de Williams-Beuren, e acredita-se que as mesmas influenciam na gravidade da doença e na personalidade das pessoas em geral.

Os resultados desse estudo, publicados na Science desta semana, além de ajudarem a explicar os passos evolucionários dos lobos para os cães - reforçando a hipótese da "Sobrevivência do mais Amigável" -, ainda podem ser de grande utilidade para entender fatores genéticos ligados com as características comportamentais da nossa própria espécie.

*Como o estudo analisou um grupo muito pequeno de animais (18 cães e 10 lobos), outras pesquisas do tipo precisam ser feitas com maiores populações para atestar as conclusões obtidas.

Referência: Science


Os cães possuem a amizade escrita em seus genes! Os cães possuem a amizade escrita em seus genes! Reviewed by Saber Atualizado on julho 27, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]