Mais de 1 em cada 3 casos de demência podem ser prevenidos com mudanças no estilo de vida!
De acordo com um novo estudo reportado pelo Lancet Comission on Dementia Prevention and Care, acima de um terço (1 em 3) dos casos de demência podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida.
Existe hoje um crescente foco na produção de medicamentos para a prevenção de doenças relacionadas à demência, incluindo o Mal de Alzheimer, seu principal representante. A demência é um quadro de sintomas, gerados por causas diversas, que podem incluir perda de memória e dificuldade para pensar, resolver problemas ou expressar uma linguagem. Muito comum, afeta principalmente pessoas acima dos 65 anos de idade. Nessa fase, é comum um declínio progressivo das funções cerebrais, mas caso as mesmas estejam evoluindo rápido demais e prejudicando o dia a dia, começa a caracterizar um quadro de demência.
O novo estudo publicado no The Lancet encontrou resultados muito animadores e inesperados. Segundo as novas evidências, 35% dos casos de demência podem ser prevenidos seguindo as seguintes recomendações:
- Ao aumentar a educação escolar desde muito cedo, e tratar problemas auditivos, controlar a hipertensão e a obesidade na fase adulta, os riscos de desenvolver demência podem ser reduzidos em até 20%;
- Em idades mais avançadas, parar com o cigarro, tratar a depressão, aumentar as atividades físicas, aumentar o contato social e controlar a diabetes podem reduzir o desenvolvimento de demência em até 15%;
Cada um desses fatores carrega um risco, e os três maiores são a falha ao tratar a depressão (4%), contínuo fumo (5%) e falha ao completar bem o ensino médio (8%). Idealmente, visar todos esses fatores desde muito cedo é a melhor ação possível a ser adotada.
Os casos de demência só vêm aumentando, e estima-se que no ano de 2050 serão 131 milhões de novos casos, considerando o atual ritmo. 65% dos riscos de demência talvez não possam ser modificados hoje, mas 35% parecem só depender da força de vontade na grande maioria das vezes.
Publicação do estudo: The Lancet
Referências adicionais:
1.https://www.alz.org/aaic/about/london.asp
2.http://www.bbc.com/news/health-40655566
3. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-07/uosc-e1i071717.php
4.https://www.alzheimers.org.uk/info/20007/types_of_dementia/1/what_is_dementia
Mais de 1 em cada 3 casos de demência podem ser prevenidos com mudanças no estilo de vida!
Reviewed by Saber Atualizado
on
julho 27, 2017
Rating: