Últimas Notícias

[5]

Corvos-Comuns possuem a habilidade de planejar!


Até pouco tempo atrás, apenas os humanos e os outros primatas superiores (como chimpanzés e bonobos) eram considerados animais com a capacidade de planejar, ou seja, de antecipar o futuro sacrificando algo no presente para ganhar recompensas compensatórias mais tarde. Mas agora, um novo estudo mostrou que os corvos-comuns também possuem tal façanha cognitiva! 

Todos sabem que os corvos são aves muito inteligentes, mostrando incrível capacidade de inteligência em diversos experimentos ao longo das décadas. Nesse sentido, há um bom tempo também que alguns pesquisadores desconfiavam que os corvos-comuns (Corvus corax) também conseguiam planejar eventos futuros, mas com base em fracas evidências. 

Para solucionar esse mistério, cientistas da Universidade de Cambridge, UE, resolveram construir uma série de experimentos para testar essa suposta habilidade dos corvos. Primeiro, os cientistas treinaram os corvos para que esses aprendessem que certos objetos, quando colocados dentro de uma caixa especial, liberavam um pedaço de ração suculenta. Regras também foram criadas para dificultar a escolha do objeto requerido pelas aves e garantir que o propósito na escolha seria para obter o alimento. Assim, as aves logo aprenderam que para comer o delicioso alimento, precisavam pegar o objeto correto e da forma correta. Então, os cientistas posicionaram vários objetos junto com um objeto correto. Quando a caixa com alimento estava presente, as aves corriam para pegar o objeto certo e abri-la. E, de forma fantástica, os corvos também pegavam o objeto correto mesmo quando a caixa desaparecia por mais de 17 horas, ou seja, já planejando um uma ação futura! 

Para reforçar o achado, os cientistas também posicionaram, junto com os objetos a serem escolhidos, um pedaço pequeno da suculenta ração. Mesmo com a tentação presente, os corvos-comuns, em três quartos das vezes, pegavam o objeto correto para pegarem um maior pedaço de ração futuramente, e isso mesmo se a espera para usar o objeto demorasse mais de 15 minutos, mostrando um auto-controle igual ou superior aquele visto em primatas superiores e no mesmo nível de crianças humanas de 4 anos de idade! Quando a diferença de tempo era de apenas alguns segundos, essas aves sempre optavam por pegar o objeto correto e esperar. 

Juntando todas essas observações, os corvos-comuns parecem ter a habilidade de reconhecer e lembrar de ferramentas, antecipar sua utilidade e mostrar auto-controle quando submetidos à tentações mais imediatas. Todos esses pontos são componentes chaves de um planejamento. 

Caso confirmado os resultados, o experimento com os corvos fornece uma importante nova peça para o entendimento da evolução do comportamento inteligente na natureza. Além disso, sugere também que a habilidade de planejar para o futuro deve ter evoluído duas vezes, já que os primatas e as aves estão separados na linha evolutiva por um período de 320 milhões de anos atrás. 

Obs.: Mas é preciso também deixar claro que a habilidade planejar possui caminhos cognitivos diferentes entre primatas superiores e os corvos-comuns. Aqui está sendo analisado somente a capacidade de planejamento.


Referência: Science
Corvos-Comuns possuem a habilidade de planejar! Corvos-Comuns possuem a habilidade de planejar! Reviewed by Saber Atualizado on julho 22, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]