Hubble corrobora mais uma vez a Teoria da Relatividade Geral!
E o Telescópio Espacial Hubble faz mais uma confirmação de consistência da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, ao observar a luz curvando por causa da gravidade da estrela anã-branca Stein 2051 B.
Essa é a primeira vez que os astrônomos viram esse tipo de efeito relativístico ao redor de uma estrela além do nosso Sol. E antes do Sol, esse efeito, chamado de ´microlensing´, só era observado ao redor de galáxias, onde suas absurdas massas permitem observar o fenômeno mais facilmente.
A difícil observação foi feita por pesquisadores do Telescope Science Institute, em Baltimore, Maryland. Durante a análise de uma distante estrela, eles notaram sua luz emitida sendo curvada a passar ao redor da Stein 2051 B, esta a qual fica localizada na Constelação de Camelopardalis, a 17 anos-luz da Terra. Com o curvamento, e levando em conta a gravidade necessária para gerar tal efeito relativístico, os cientistas puderam calcular a massa da anã-branca: 67% a do Sol.
Anãs-Brancas: são os restos de uma estrela que acabou de queimar o seu combustível nuclear (fusões). O nosso Sol, um dia, se tornará uma delas.
Referência: Nature
Artigo Recomendado: Qual a relação entre Ouro, Mercúrio e a Relatividade?
Hubble corrobora mais uma vez a Teoria da Relatividade Geral!
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 14, 2017
Rating: