Últimas Notícias

[5]

Descoberto planeta mais quente do que a maioria das estrelas na Via Láctea!



Astrônomos descobriram um planeta, KELT-9b, que possui uma superfície alcançando temperaturas de 4300°C, quase tão quente quanto o nosso Sol e mais quente, na média, do que as estrelas mais comuns na Via Láctea: as Anãs-Vermelhas! A descoberta foi descrita em um estudo publicado na Nature.

O motivo dele ser tão quente é devido à estrela na qual ele orbita - KELT-9, a qual é 2,5 vezes maior do que o Sol e quase 2 vezes mais quente (>9800°C) - e a proximidade dessa órbita: o KELT-9b demora apenas 2 dias para completar uma volta completa ao seu redor.

Com essas características, o planeta acaba também sofrendo um aprisionamento por efeito de maré, como ocorre com a nossa Lua (1), ou seja, apenas uma face dele fica sempre voltada para sua estrela (é nessa face que a temperatura supera facilmente os 4000°C).

O KELT-9b também é um gigante: cerca de 3 vezes a massa de Júpiter e 2 vezes maior do que esse último. Acredita-se que talvez o seu núcleo é sólido e rochoso, mas por causa da proximidade com a sua estrela, o enorme banho de radiações eletromagnéticas de alta energia - especialmente UV - e alta temperatura na superfície, estão, provavelmente, devastando rápido o planeta: uma perda de massa entre, aproximadamente, 10 milhões e 10 bilhões de quilos por segundo.

O futuro do planeta é incerto: quando sua estrela exaurir seu combustível de hidrogênio (2), e começar a expandir violentamente, existe a possibilidade do planeta ser engulido no processo. Pode ser também que, caso seu núcleo seja realmente rochoso, ele acabe sendo se despedaçando em vários planetas ´super-Terras´ antes da máxima expansão da sua estrela.

O Sistema do KELT-9b está a uma distância em torno de 650 anos-luz de nós.

Publicação do estudo: Nature

(1) Artigo recomendado: Erros mais comuns sobre a Lua

(2) Artigo recomendado: Como são formados os elementos químicos?


Descoberto planeta mais quente do que a maioria das estrelas na Via Láctea! Descoberto planeta mais quente do que a maioria das estrelas na Via Láctea! Reviewed by Saber Atualizado on junho 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]