Epidemia de cólera explode no Iémen, fomentada pela cruel guerra
E na terrível guerra que assola o território do Iémen, a ONU emitiu um alerta de emergência, fazendo referência à explosão de casos de cólera. O número de suspeitos com a doença ultrapassa os 100 mil e, desde 27 de abril, um total de 798 mortes associadas com a doença foram reportadas em 19 das 22 províncias no país.
De acordo com a Oxfam - uma entidade de caridade - cerca de 1 pessoa está morrendo da doença a cada 1 hora. O conflito entre o governo - e aliados internacionais diversos, incluindo EUA, Arábia Saudita e Reino Unido - e as forças rebeldes já deixou 18,8 milhões do total de 28 milhões de habitantes no país em necessidade de ajuda humanitária para sobreviverem, enquanto quase 7 milhões estão a um passo da fome.
O sistema de saúde e sanitário do país está colapsando e mais da metade das instituições de saúde já não funcionam. Mais de 8 milhões de pessoas não conseguem ter acesso a fontes seguras de água ou com apropriada sanitização, sendo esse o motivo da cólera estar se espalhando rápido.
A doença, causada pela bactéria Vibrio cholera, é transmitida através de água ou alimentos contaminados, e é caracterizada por fortes eventos de diarreia. Apesar da maioria dos infectados terem mínimo ou nenhum sintoma, e a doença ser facilmente tratada por profissionais de saúde, a devastação traga pela guerra deixou a população extremamente vulnerável. Com tantos casos, mesmo os poucos que se tornam sério acabam somando uma massiva quantidade de mortos.
E qual é o motivo da guerra? Controle no comércio de petróleo. O Sangue Negro fazendo mais vítimas, sob o olhar de descaso e ganância da comunidade internacional.
Referência: BBC
Epidemia de cólera explode no Iémen, fomentada pela cruel guerra
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 14, 2017
Rating: