Últimas Notícias

[5]

Descoberto novo mecanismo de divisão celular nas bactérias!



O mecanismo básico de divisão celular das bactérias bacilos (em formato de bastonete) consiste na separação no meio da célula original após o DNA ter sido replicado de forma segura e segregados em posições opostas no interior celular. Apesar de parecer um processo simples à primeira vista, essa divisão requer um alto padrão preciso de coordenação, o qual é ativado através de dois sistemas biológicos: oclusão nucleotídica, cuja função é proteger o material genético da célula de dividir até ser replicado e segregado, e o sistema "minicelular", o qual localiza o local da divisão em torno do meio da célula, onde uma parede divisória irá se formar para permitir a divisão final.

Porém, os pesquisadores não sabiam como certas bactéria que não possuíam estruturas homólogas de oclusão nucleotídica e sistema minicelular conseguiam coordenar suas divisões. Agora, um novo estudo descobriu que essas bactérias não seguem esse mecanismo, como a Mycobacterium tuberculosis - responsável pela tuberculose - e a Mycobacterium smegmatis. Usando microscópios ópticos e de força atômica combinados, foi mostrado pela primeira vez um tipo especial de divisão, baseado em ´ondas´.

Nesse novo mecanismo, a bactéria produz padrões de ondulações ao longo do seu comprimento, sendo que as estruturas morfológicas formadas na superfície ondulante correspondem aos futuros locais da divisão celular. As ondas geradas são quase repetitivas, com um comprimento de onda médio em torno de 1,8 micrômetros e uma amplitude pequena demais para ser vista por microscópios convencionais - em torno de 100 nanômetros. Com dimensões tão pequenas, pode ser esse o motivo dessas ondas nunca terem sido observadas.

Depois de dividida, a célula filha gerada ganha de herança esse padrão de referência ondulatória para coordenar sua próxima divisão. Tais padrões fixos duram por três gerações, segundo os resultados do novo estudo.

Entender melhor o maquinário de divisão celular das bactérias e protozoários é muito importante para criar novas armas de combate contra aqueles causadores de doenças (patológicos).

O estudo detalhando o novo mecanismo de divisão celular foi publicado na Nature Microbiology: Nature


Descoberto novo mecanismo de divisão celular nas bactérias! Descoberto novo mecanismo de divisão celular nas bactérias! Reviewed by Saber Atualizado on junho 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]