Últimas Notícias

[5]

Descoberta revolucionária sobre o Mal de Parkinson!



Cientistas na Califórnia podem ter revolucionado o entendimento do Mal de Parkinson. Realizando experimentos com animais, foi descoberta uma forte ligação entre a doença e a flora bacteriana intestinal!
Ratos geneticamente programados para desenvolverem o mal de Parkinson a partir de uma maior produção da proteína alfa-sinucleína, a qual está associada com danos no cérebro de pacientes com a doença. Só que quando tratados com antibióticos, limpando a flora bacteriana, havia um drástico melhoramento na doença, e quando a flora bacteriana era re-colonizada, havia uma piora! Além disso, quando certos metabólitos microbianos específicos eram administrados via oral aos ratos com a flora bacteriana limpa, havia uma promoção de sintomas motores e de neuroinflamação!
Mas não é só isso! Quando bactérias da flora bacteriana de pessoas com o mal de Parkinson eram introduzidas nos ratos expressando a doença, esta tinha seus sintomas motores pioradas, com o mesmo ocorrendo com bem menos intensidade quando se era transplantado bactérias de pessoas saudáveis!
Os resultados desse estudo deixaram claro que substâncias produzidas por certas bactérias compondo a flora bacteriana dos ratos estava influenciando no desenvolvimento e progresso do mal de Parkinson, através do estímulo de células imunes no cérebro. E isso pode estar ocorrendo nos seres humanos.
Já se sabia que a flora intestinal influenciava no neurodesenvolvimento, modulação compormentamental e contribuia para transtornos neurológicos. Mas é a primeira vez que claras evidências ligam as bactérias intestinais com uma doença neurodegenarativa. Ou seja, o mal de Parknison pode estar sendo disparado do intestino e não no cérebro, como antes se pensava.
Essa descoberta abre novas possibilidades de tratamento - como probióticos -, prevenção e pode levar ao melhor entendimento de outras doenças que possam estar ligadas à flora intestinal.
- O mal de Parkison é uma doença onde o cérebro do paciente vai sendo progressivamente danificado, levando os pacientes a experieciarem tremores e dificuldades gerais de movimentação. É uma enfermidade comum, afetando mais a população acima dos 41 anos de idade, especialmente idosos.
- A flora bacteriana no nosso intestino é muito importante para a nossa saúde, ajudando tanto a digestão quanto fora do sistema digestivo. Ela é composta por trilhões de bactérias, e diversos problemas no organismo podem surgir quando sua população normal é prejudicada.
Publicação do estudo detalhando a descoberta: Cell
Referência adicional: BBC
Artigo recomendado: Cuide bem da sua flora intestinal


Descoberta revolucionária sobre o Mal de Parkinson! Descoberta revolucionária sobre o Mal de Parkinson! Reviewed by Saber Atualizado on junho 27, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]