Planetas 9 e 10... ou nenhum dos dois?
Supostamente localizado em uma região bem distante do Sol e dos outros planetas no Sistema Solar, sua presença foi apenas inferida, inicialmente, pelo seu campo gravitacional modificando a aglomeração de seis objetos gelados também distantes. Outros objetos de mesma natureza e distantes, próximos de Netuno, também foram observados tendo um estranho comportamento. Evidências também apontam para uma pequena inclinação do Sol devido à influência do Planeta 9.
E nessa última semana, outro anúncio ainda mais ousado foi feito: a possível existência de um 10° planeta no Sistema Solar, orbitando além de Netuno. O suposto planeta, do tamanho aproximado de Marte, estaria localizado também na região do Cinturão de Kuiper, a uma distância entre 30 e 55 UA (1), e também estaria afetando a órbita de objetos nessa região, segundo dados de observações astronômicas publicados no periódico The Astronomical Journal.
Porém, muitos astrônomos estão céticos quanto a existência de um ´Planeta 10´ no Sistema Solar tão próximo de nós e ainda não visto ou presenciado antes - para se ter uma ideia, o Planeta 9 estaria localizado a uma distância entre 500 e 700 UA. Os pesquisadores responsáveis por lançarem esse hipotético planeta, Kat Volk e Renu Malhotra, do Laboratório Planetário da Universidade do Arizona, defendem sua possível existência, dizendo que talvez só não o observamos ainda devido ao nosso limitado arsenal de buscas espaciais, algo que pode mudar com a construção do Telescópio Sinóptico de Ampla Pesquisa, planejado para ficar pronto em 2020 e que promete aumentar o poder de detecção de corpos espaciais dentro do Sistema Solar em dezenas de vezes. De qualquer forma, saindo dessa briga sobre o Planeta 10, agora, novas evidências jogam dúvidas também sobre a existência do suposto Planeta 9.
O OSSOS (Outer Solar Sytem Origins Survey), um grupo de astronomia da Universidade de Victoria, Canadá, não encontrou nenhum padrão de aglomeração nas regiões mais afastadas do Sistema Solar que indicariam a presença de um nono planeta. O grupo, desde 2013, já encontrou 800 objetos próximos de Netuno e, recentemente, descreveu 8 dos descobertos em regiões mais distantes, incluindo quatro do tipo usado para fazer o caso inicial do Planeta 9. Um estudo foi publicado pelo grupo também no The Astronomical Journal desta semana detalhando seus dados coletados. Ainda segundo o OSSOS, observações tendenciosas teriam dado um crédito desmerecido à existência desse suposto enorme corpo - com uma massa cerca de 10 vezes a da Terra - circulando em zonas tão afastadas dentro do Sistema Solar.
Esse estudo foi um banho de água fria naqueles esperançosos em encontrar um planeta gigante, desconhecido e dentro do nosso condomínio, mas outros astrônomos não estão convencidos dessas novas evidências, citando inclusive que entre os quatro objetos realçados anteriormente, três deles seguem um padrão gravitacional que sugere o Planeta 9, apesar do quarto realmente estar em uma órbita aleatória.
Bem, no momento, só teremos certeza de um Planeta 9 ou 10 provavelmente com uma observação direta dos mesmos. As buscas continuam!
(1) Uma Unidade Astronômica (UA) equivale à distância entre a Terra e o Sol.
REFERÊNCIAS
1. http://www.sciencemag.org/news/2017/06/new-haul-distant-worlds-casts-doubt-planet-nine
2. http://www.sciencemag.org/news/sifter/forget-about-planet-nine-here-s-evidence-planet-10
3. http://www.nature.com/news/solar-system-survey-casts-doubt-on-mysterious-planet-nine-1.22177
4. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-06/uoa-tcc062117.php
Planetas 9 e 10... ou nenhum dos dois?
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 27, 2017
Rating: