Descoberta ave que viveu junto com os dinossauros preservada em âmbar!
O âmbar - resina vegetal fossilizada - deu outro presente para os pesquisadores. No interior de um âmbar da região de Burmese foi encontrado a mais completa ave em estado de ótima conservação. A ave em questão conviveu junto aos dinossauros, há 99 milhões de anos (em meados do Cretáceo).
O espécime encontrado é de um grupo extinto de aves voadoras, os Enatiornithes, as quais, em sua maioria mantiveram dedos com garras em cada asa e dentes na boca, de ancestrais dinossauros. Conservado em âmbar, os pesquisadores puderam analisar com enormes detalhes grande parte do seu crânio e pescoço, parte de uma das asas, um dos membros (visto perfeitamente na imagem abaixo) e parte dos tecidos moles da cauda (dando aos pesquisadores a melhor amostra visual da plumagem dessas antigas aves já obtida, incluindo padrões de pigmentação e microestrutura das penas). Pelas análises até agora, o espécime parece ser muito jovem na época da "mumificação". Abaixo, o fóssil encontrado e uma representação artística de como a ave aparentava.
Essa nova fantástica descoberta enriquecerá bastante o entendimento dos cientistas sobre esse grupo de aves - extintas junto com os dinossauros, há 65 milhões de anos atrás, no final do Cretáceo -, e os processos de evolução entre os dinossauros e as aves.
Publicação do estudo detalhando o achado: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1342937X17300527
Artigo recomendado: A Evolução Biológica é um FATO
Descoberta ave que viveu junto com os dinossauros preservada em âmbar!
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 14, 2017
Rating: