Últimas Notícias

[5]

Descoberta ave que viveu junto com os dinossauros preservada em âmbar!



O âmbar - resina vegetal fossilizada - deu outro presente para os pesquisadores. No interior de um âmbar da região de Burmese foi encontrado a mais completa ave em estado de ótima conservação. A ave em questão conviveu junto aos dinossauros, há 99 milhões de anos (em meados do Cretáceo).

O espécime encontrado é de um grupo extinto de aves voadoras, os Enatiornithes, as quais, em sua maioria mantiveram dedos com garras em cada asa e dentes na boca, de ancestrais dinossauros. Conservado em âmbar, os pesquisadores puderam analisar com enormes detalhes grande parte do seu crânio e pescoço, parte de uma das asas, um dos membros (visto perfeitamente na imagem abaixo) e parte dos tecidos moles da cauda (dando aos pesquisadores a melhor amostra visual da plumagem dessas antigas aves já obtida, incluindo padrões de pigmentação e microestrutura das penas). Pelas análises até agora, o espécime parece ser muito jovem na época da "mumificação". Abaixo, o fóssil encontrado e uma representação artística de como a ave aparentava.


Essa nova fantástica descoberta enriquecerá bastante o entendimento dos cientistas sobre esse grupo de aves - extintas junto com os dinossauros, há 65 milhões de anos atrás, no final do Cretáceo -, e os processos de evolução entre os dinossauros e as aves.

Publicação do estudo detalhando o achado: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1342937X17300527

Artigo recomendado: A Evolução Biológica é um FATO


Descoberta ave que viveu junto com os dinossauros preservada em âmbar! Descoberta ave que viveu junto com os dinossauros preservada em âmbar! Reviewed by Saber Atualizado on junho 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]