Últimas Notícias

[5]

Sementes da cidade grande!



(07/01/17) Mais da metade da população humana já está vivendo em áreas urbanas, esta a qual cresce com voracidade. E as áreas urbanas, além do impacto ambiental negativo, já estão afetando diretamente o ecossistema em termos evolutivos!

Em um exemplo, pesquisadores mostraram que as sementes da espécie Crespis sancta (imagem acima) eram maiores em exemplares vivendo nas áreas urbanas. A explicação é que produzindo sementes maiores e mais pesadas, elas percorrem uma distância menor impulsionadas pelo vento e germinam em uma área mais próxima da planta de origem (ou seja, com maior chance de ter um solo apto para a planta crescer). Se a semente fosse mais leve, elas seriam levadas para mais longe e a probabilidade de cair no asfalto das ruas seria bem maior, diminuindo as chances de disseminação reprodutiva da espécie.

Os cientistas não esperavam que essas mudanças evolucionárias ocorressem tão rápido dentro de um ambiente urbanizado. E isso acaba sendo um alerta também entre os pesquisadores para que o fator urbanização seja levado mais a sério nos estudos de ecossistemas e de espécies específicas.

Referência: BBC
Sementes da cidade grande! Sementes da cidade grande! Reviewed by Saber Atualizado on abril 27, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]