Últimas Notícias

[5]

Planeta em dança com 3 estrelas!



(07/07/16) Um estranho sistema de estrelas foi descoberto por pesquisadores. Diferente do normal, onde apenas uma ou duas estrelas estão presentes em um único sistema (como o nosso Sistema Solar), uma rara ´dança´ com três estrelas foi encontrada na constelação de Centauro, o qual dista 328 anos-luz de nós. No sistema formado, ainda temos um fato ainda mais curioso: um planeta orbitando as três de modo completamente inédito!

O tal planeta, chamado de HD 131399Ab, é 4 vezes maior do que Júpiter e orbita as três de modo a ficar a uma distância de 82 unidades astronômicas (1) de uma e 300 a 400 unidades astronômicas das outras duas. Com um ano de 550 dias terrestres de translação, nas primeiras centenas de anos ele experimenta 3 nasceres "solares" diários e em uma segunda fase posterior ele fica completamente iluminado o dia inteiro. Além disso, ele provavelmente possui configurações orbitais bem estranhas por causa da situação única, e pode até mesmo ser ejetado desse sistema e ficar vagando pelo Universo (simulações computacionais mostram que isso é possível).

Os pesquisadores esperam obter mais informações sobre esse curioso sistema e, especialmente, do planeta, mas já assumem que este último é bastante jovem. Imaginem morar em um planeta com três "Sóis"! No vídeo apresentado no site da Nature (referência abaixo), é mostrado uma simulação de órbita do planeta em torno das três estrelas, feita pelos cientistas envolvidos na pesquisa.

(1) 1 unidade astronômica compreende a distância entre o Sol e a Terra.

Fonte de Referência: Nature
Planeta em dança com 3 estrelas! Planeta em dança com 3 estrelas! Reviewed by Saber Atualizado on abril 22, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]