Últimas Notícias

[5]

Novo planeta parecido com a Terra descoberto e próximo de nós!



(19/04/17) Usando a técnica de análise do bloqueio de luminosidade de um planeta em relação à sua estrela, através da rede de telescópios MEarth-South e com o espectrógrafo HARPS presente no telescópio de 3,6 metros de diâmetro do Observatório La Silla, ambos no Chile, um novo planeta foi descoberto orbitando uma estrela muito próxima da nossa!

A estrela em questão, chamada de LHS 1140, encontra-se a uma distância de 40 anos-luz do Sol, ou seja, praticamente um vizinho nosso em termos astronômicos, e é do tipo M (menor e menos luminosa do que o Sol, e uma das mais abundantes na nossa galáxia). O planeta descoberto, chamado de LHS 1140, orbita essa estrela em um período de 25 dias, possui um tamanho 1,4 vezes maior do que a Terra e uma massa 6,6 vezes maior do que essa última. Devido às suas dimensões e massa, sem dúvidas é rochoso. Recebe cerca de 0,46 vezes a luminosidade estelar em relação à Terra, permitindo a existência de água líquida. Além disso, com a sua grande gravidade por área (bastante denso) e distância de órbita, são grandes as chances dele ter retido sua atmosfera, mesmo considerando uma ausência de campo magnético para a defesa contra os ventos solares.

Com todas essas características e ainda orbitando uma zona habitável da sua estrela, o LHS 1140b é outro forte candidato a sustentar vida!

*Na imagem acima, uma visão artística do LHS 1140b e sua estrela.

Publicação científica da descoberta: Nature
Novo planeta parecido com a Terra descoberto e próximo de nós! Novo planeta parecido com a Terra descoberto e próximo de nós! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]