Nova esperança de tratamento para tumor altamente agressivo em crianças!
(12/04/17) Em um estudo publicado na Pediatric Blook & Cancer, pesquisadores do Hospital das Crianças de Chicago, usando tecnologias de edição genética, descobriram um novo e promissor alvo para tratar um tumor teratóide/rabdóide atípico (AT/RT, na sigla em inglês), o qual é um tumor cerebral altamente agressivo e resistente à terapias que afeta, na maior parte das vezes, crianças muito novas.
A descoberta refere-se à identificação de uma proteína chamada de PLK4 (Cinase do tipo Polo, na tradução para o português) que regula o crescimento do tumor e sua tendência de entrar em metástase (quando o câncer se espalha além do local onde começou - sítio primário - para outras partes do corpo). Nessa espécie de tumor cerebral, a quantidade de PLK4 é aumentada. Além disso, os pesquisadores demonstraram que uma droga experimental - um inibidor da PLK4 - parou o crescimento do tumor, pelo menos em modelos animais!
É a primeira vez que o PLK4 é descrito e colocado como um alvo para tratar esse perigoso tumor. Caso os testes em animais forem conduzidos com sucesso, testes clínicos em humanos podem em breve ter início.
Referências:
1. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-04/arh-npt041117.php
2. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e-metastase/7478/889/
Nova esperança de tratamento para tumor altamente agressivo em crianças!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 28, 2017
Rating: