Últimas Notícias

[5]

Extremo Norte do planeta se transformando em um depósito de lixo plástico!



(13/04/17) O oceano, infelizmente, possui trilhões de pedaços de plástico misturados em suas águas. Esses pedaços vêm de diversas fontes de poluição, fomentados pelo descarte inadequado de brinquedos, sacolas, redes de pesca, materiais industriais, entre outros. Cerca de 8 milhões de toneladas deles são estimados de serem jogados nos mares todos os anos, em um total já estimado de 110 milhões de toneladas atualmente presentes. E, agora, um estudo preocupante sobre o assunto foi publicado na Science esta semana.

Realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Cádiz, na Espanha, e outras várias instituições em parceria, o estudo mostra que uma grande corrente oceânica está carregando inúmeros pedaços de plástico, principalmente do Atlântico Norte, para a Groenlândia e mares Barents. Os mesmos estão se acumulando na superfície e, possivelmente, no solo oceânico.

Além de afetar um ecossistema já frágil, e gerar preocupação em relação à disseminação dessa poluição para outras áreas do Oceano Ártico (já presente em significativa quantidade, segundo o estudo), esse fluxo de lixo poderá se juntar à crescente expansão da sociedade humana ali daqui a algumas décadas, por causa do crescente degelo nessas áreas. E como os efeitos de tamanha quantidade de plástico não é totalmente conhecido no meio marinho, - apesar de diversos danos na cadeia alimentar já serem mais do que comprovados (1) - isso gera bastante apreensão entre os ecologistas.

Antes, como nessa região a presença humana é escassa, a preocupação com o lixo plástico não era alta. Mas, agora, parece que as correntes oceânicas estão carregando a poluição plástica de regiões distantes e, basicamente, tratando a região no extremo norte como um depósito de lixo. Os pesquisadores pedem atenção internacional para a resolução desse problema.

*Na imagem abaixo, diversos pedaços de plásticos coletados pelos pesquisadores no Oceano Ártico.

Publicação do estudo: Science

(1) Para saber mais:  Plásticos e a poluição oceânica
Extremo Norte do planeta se transformando em um depósito de lixo plástico! Extremo Norte do planeta se transformando em um depósito de lixo plástico! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]