Novo método químico para identificar chumbo em pinturas!
(10/09/16) E na Universidade de Michigan, um pesquisadora pós doutoranda de química desenvolveu um teste rápido, simples e bastante confiável para atestar a presença, ou não, de chumbo em tintas com uma concentração no mínimo de 5000 partes por milhão.
O teste consiste em um líquido (que está sendo patenteado) que, ao entrar em contato com uma certa concentração de chumbo, forma um gel bem firme. Caso a concentração de chumbo esteja abaixo do mínimo, nenhum gel é formado, e a mistura continua líquida. O melhor desse teste é que não importa a cor da tinta, porque a formação do gel é bem visível em qualquer coloração, ou seja, não depende de uma reação química de mudança de cor, a qual poderia ter limitação se a cor da tinta testada for a mesma do produto final dessa reação. O vídeo acima mostra uma demonstração.
O chumbo em tintas é um problema sério, onde produtores ilegais usam esse metal tóxico para baratear a feitura dessas tintas, algo que pode prejudicar a saúde das pessoas e o meio ambiente como um todo.
Para entender melhor o assunto, recomendo o artigo: Proteja seu filho do chumbo!
Novo método químico para identificar chumbo em pinturas!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 25, 2017
Rating: