Últimas Notícias

[5]

Mistério da vitamina B12 nos oceanos



Todos os organismos vivos precisam de vitamina B12 para sobreviverem, desde humanos até lesmas-marinhas. No ecossistema terrestre, as bactérias dentro do intestino de vários animais, como os bovinos, produzem a vitamina (por isso a carne desses animais contêm altas quantidades do nutriente). Porém, no ecossistema marinho, os pesquisadores acabaram de descobrir que eles não sabem a fonte de B12 sustentando os animais.

Antes, achava-se que os produtores primários dessa vitamina nos oceanos eram as cianobactérias (aquelas bactérias que realizam fotossíntese e que são as principais responsáveis pelo oxigênio no nosso planeta), as quais estão presentes em gigantescas quantidades na superfície das águas. Porém, análises recentes mostraram que o que elas produzem é uma pseudo-B12, ou seja, uma substância com estrutura química apenas similar à B12 e que é usada diretamente apenas por elas e alguns outros tipos de microrganismos.

Agora, os pesquisadores acreditam ou que outro ser vivo produz essa vitamina nos mares, com um grande candidato sendo certas algas marinhas, ou algum organismo pode estar convertendo a pseudo-B12 em real B12 e distribuindo ela para os outros animais, possivelmente bactérias.

Publicação do estudo: PNAS
Mistério da vitamina B12 nos oceanos Mistério da vitamina B12 nos oceanos Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]