Quinoa mais barata!
(16/01/17) E cientistas conseguiram, com sucesso, decodificar o genoma da Quinoa. Isso abre grandes possibilidades para aumentar e baratear a produção dessa planta através de manipulação genética. Os resultados foram publicados na Nature.
Domesticada a mais de 7 mil anos atrás, a quinoa é considerada um "super-alimento", por ser bem nutritiva, e não conter fatores alergênicos, como o glúten. Seus grãos contêm alta quantidade proteica ( e todos os aminoácidos essenciais), moderada quantidade de carboidratos, boas quantidades de fibras, lipídios benéficos e diversos sais minerais. É um alimento muito completo, porém caro ainda, devido às condições em que a planta precisa ser cultivada: altas altitudes e clima frio. Isso limita bastante sua produção em áreas fora do Peru, Bolívia e Equador. Além disso, o custo de processamento das sementes é alto, porque é necessário retirar as saponinas das mesmas, estas as quais são substâncias tóxicas e amargas. Isso limita bastante sua produção em áreas fora do Peru, Bolívia e Equador.
Saber os genes que controlam seu crescimento e adaptabilidade, e produção das saponinas, permite que os pesquisadores criem versões da planta muito mais fáceis de serem lidadas. Antes um alimento limitado às classes mais ricas da sociedade, a quinoa, em breve, poderá estar na dieta de grande parte da população!
Publicação do estudo: Nature
Quinoa mais barata!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 28, 2017
Rating: