Últimas Notícias

[5]

Fumar causa 1 em cada 10 mortes no mundo!



(06/04/17) Os dados de um novo estudo de análise sistemática publicado no periódico The Lancet são mais do que preocupantes.

Segundo os pesquisadores, apesar das fortes campanhas de agências de saúde contra o uso do cigarro, alertando sobre os terríveis malefícios do fumo nas últimas décadas, o número de fumantes de tabaco ainda é altíssimo, segundo dados coletados entre 1990 e 2015, em 195 países e territórios..

A população masculina é a mais afetada, onde 1 em cada 4 homens no planeta são fumantes diários! Para as mulheres, o número é de 1 para cada 20.

Em termos comparativos, houve uma redução: em 1990, os fumantes eram 1 em cada 3 homens e, entre as mulheres, 1 em cada 12. Mas esse decrescimento está longe do ideal, e cerca de 6,4 milhões de mortes por causa do fumo foram relatadas só em 2015, ou seja, quase 12% do total de mortes no mundo!

Apesar disso, alguns países conseguiram diminuir seus fumantes com grande eficiência, através da cobrança de mais impostos sobre os produtos de tabaco, avisos de saúde nas caixas e programas educacionais. O Brasil, inclusive, é um dos destaques, onde a porcentagem de fumantes diários diminui de 29% para 12% entre os homens, e de 19% para 8% entre as mulheres.

Porém, outros países continuam com as mesmas taxas, desde 1990, como Bangladesh, Indonésia e Filipinas, e, em outros, houve inclusive aumento, como na Rússia (4% mais mulheres fumam lá).

O pior é que o estudo aponta que o número de fumantes pode aumentar bastante caso a indústria do tabaco comece a mirar mais em países menos desenvolvidos e, portanto, como menos restrições e mais fraco sistema educacional.

O fumo de tabaco (cigarros, charutos, cigarros de palha, etc.), aumenta, e muito, o risco no surgimento de várias doenças, especialmente o câncer e até mesmo problemas cardiovasculares.

Publicação do estudo: TheLancet

Artigos Recomendados sobre o assunto:

Tabaco sem fumo, seguro?

O narguilé é menos prejudicial do que o cigarro?

Os cigarros eletrônicos são realmente seguros?

Fumo da maconha: lobo sob pele de cordeiro
Fumar causa 1 em cada 10 mortes no mundo! Fumar causa 1 em cada 10 mortes no mundo! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]