Últimas Notícias

[5]

Cuidado com as dietas livres de glúten!



(13/01/17) E mais um importante aviso para as pessoas que escolhem uma dieta ´Glúten Free´. Um estudo realizado na Universidade de Illinois, em Chicago, EUA, mostrou que as pessoas consumindo apenas alimentos livres de glúten estão sob um maior risco de serem expostos a uma maior quantidade de arsênio e mercúrio, dois tóxicos metais que podem levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos, câncer e danos neurológicos.

Isso é consequência da maior quantidade de outros alimentos consumidos para compensar a retirada daqueles que contêm glúten. Em especial, essa dieta restritiva leva ao aumento do consumo de arroz (incluindo os alimentos embalados ´glúten-free´ que tendem a ser ricos em farinha de arroz em substituição à farinha de trigo). O arroz é bem conhecido de ser um bioacumulador, incluindo mercúrio e, principalmente, arsênio (1).

No estudo, mostrou-se que pessoas submetidas à dieta glúten-free tinham a concentração de arsênio no sangue quase duas vezes maior e, de mercúrio, 70% maior.

Só nos EUA, em 2015, 1 em cada 4 pessoas reportaram que tinham abandonado o consumo de alimentos com glúten, um aumento de 67% em relação ao ano de 2013, e algo que preocupa os especialistas. Portanto, é preciso ficar bem alerta no que se está consumindo quando se está nessa dieta, para não ter a saúde prejudicada.

E lembrando: o glúten só é prejudicial para quem tem alergia a ele (2). Não seja levado por modinhas alimentares sem base científica.

(1) Entenda mais sobre o assunto no artigo: Arroz Venenoso?

(2) Entenda mais sobre o assunto no artigo: Cortar o glúten da dieta traz benefícios para o corpo?

Publicação do estudo: UIC
Cuidado com as dietas livres de glúten! Cuidado com as dietas livres de glúten! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]