Novo medicamento contra o PTSD!
(09/02/17) E estudos em ratos mostraram que a droga quetamina, dada uma semana antes de um evento muito estressante pode amenizar os traumas decorrentes do mesmo, algo que pode ajudar a prevenir PTSD (Transtorno de Estresse Pós-Traumático, na tradução da sigla em inglês) em soldados e outros indivíduos que estão em alto risco de presenciarem acontecimentos traumatizantes (residentes em zonas de conflito, por exemplo).
Comumente utilizada como um anestésico geral ou agente de rápida ação antidepressiva, a quetamina parece diminuir as respostas agressivas de estresse que relacionam, por exemplo, medo. Isso acaba diminuindo as marcas deixadas pelo evento traumático.
O PTSD é muito comum entre soldados, e inclui diversas mudanças negativas no comportamento psicológico e surgimento de sintomas físicos (como dores crônicas de cabeça). Ainda não existe uma forma eficiente de prevenção ou mesmo tratamento.
Mas, por enquanto, os especialistas não recomendam o uso da substância para isso, já que faltam estudos de efetividade, dosagem e segurança em humanos. Além disso, podem existir janelas melhores de horário para o consumo do medicamento para esse tipo ação preventiva.
Referência: EurekaAlert
Novo medicamento contra o PTSD!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 28, 2017
Rating:
