Últimas Notícias

[5]

Cientistas criaram um plástico que resfria!




(10/02/17) Pesquisadores criaram um plástico muito barato que consegue resfriar qualquer coisa que ele toca em até 10°C!

Os objetos, quando absorvem radiação visível e infravermelho vindo do Sol, também se aquecem (um objeto preto, por exemplo, que absorve grande parte da radiação visível se aquece bem mais rápido do que um branco). Quando se aquecem (por qualquer tipo de fonte de calor), eles passam a emitir radiação infravermelho com comprimentos de onda diversos, os quais podem ser absorvidos pelo ar ou objetos ao redor, aquecendo-os também.

O novo plástico criado, feito de polimetilpenteno misturado com minúsculas esferas de vidro 8 micrômetros de diâmetro - não muito maior que uma célula vermelha do sangue - e colocado sobre uma finíssima camada de prata, reflete quase toda a radiação (fótons) que o atingem ( absorvendo apenas 4% do que chega) e consegue reemitir a radiação infravermelha vindo do objeto em que ele se encontra em comprimentos em torno de 10 micrômetros, algo que não consegue ser absorvido pela maior parte das moléculas contidas no ar em torno. As responsáveis por essa última "habilidade" são as pequenas esferas de vidro, que entram em ressonância com essa radiação, fazendo com que grande parte dela seja capturada com facilidade.

Sem aquecer o ar ao redor, e refletindo grande parte dos fótons que chegam, o novo plástico consegue gerar um resfriamento que pode alcançar os 10°C. E o custo do metro quadrado dele fica apenas entre $0,25 e $0,50 o metro quadrado. A superfície de edifícios, por exemplo, poderiam ser bastante beneficiadas, ao custo zero de eletricidade. Além disso, células-solares poderiam receber esse plástico, por trabalharem com maior eficiência em temperaturas mais baixas.

Referência: Science
Cientistas criaram um plástico que resfria! Cientistas criaram um plástico que resfria! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]