Últimas Notícias

[5]

Ricardo Galvão e Carlos Nobre recebem o prêmio Liberdade e Responsabilidade Científica


Agência FAPESPRicardo Galvão, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Carlos Nobre, cientista sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, foram condecorados pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) com o prêmio de Liberdade e Responsabilidade Científica.


- Continua após o anúncio -


Pela primeira vez a associação premiou cientistas brasileiros. Galvão foi homenageado por sua defesa aos dados do Inpe que comprovaram o aumento no desflorestamento da Amazônia. Em 2019, o professor se manteve firme quanto à sua confiança nos números, o que acabou custando a sua posição no Inpe.


Nobre foi homenageado por seu trabalho de longo prazo para compreender e proteger a biodiversidade e os povos indígenas da Amazônia.


Especialista em física de plasmas e fusão nuclear controlada, o professor Galvão é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).


Carlos Nobre também é membro da ABC e foi coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais, de 2008 a 2011. Atualmente, coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e é um dos presidentes do Painel Científico para a Amazônia, convocado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).


Criado em 2013, o prêmio da AAAS reconhece a atuação de indivíduos ou de pequenas equipes trabalhando em ciência, engenharia ou relações internacionais com contribuição destacada no campo da diplomacia da ciência.


A premiação da última edição aconteceu em cerimônia virtual, no dia 10 de fevereiro de 2021.


Mais informações em: https://bit.ly/3pv3PNx e https://bit.ly/3qyLWi4.
 


> Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Ricardo Galvão e Carlos Nobre recebem o prêmio Liberdade e Responsabilidade Científica Ricardo Galvão e Carlos Nobre recebem o prêmio Liberdade e Responsabilidade Científica Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 20, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]