Últimas Notícias

[5]

Mensagem secreta no quadro "O Grito" foi feita pelo próprio autor da obra

A obra de arte "O Grito" é uma das mais famosas pinturas do mundo e foi feita pelo artista Norueguês Edvard Munch em 1893. Mas um pequeno detalhe na obra tem arrastado um longo mistério: na parte superior do quadro temos inscrito a frase "Só poderia ter sido pintado por um louco". Quem escreveu essa sentença? Alguém ofendido ou desgostoso com a obra? Ou, como muitos já especularam, teria sido escrito pelo próprio autor da pintura, Munch?


- Continua após o anúncio -


Agora, curadores do Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design da Noruega, este o qual detém a posse da obra, anunciaram que o texto foi, de fato, escrito por Munch. Os pesquisadores por trás da conclusão examinaram cuidadosamente letra por letra, palavra por palavra, com o auxílio da técnica de fotografia por infravermelho (visando tornar as letras mais legíveis). A grafia mostrou ser idêntica àquela de Munch. Isso também corrobora o fato da frase ser bem pequena, e muito pouco visível no quadro: se fosse um ato de vandalismo, provavelmente a pessoa teria escrito com letras maiores para todos verem com facilidade.





Munch pintou quatro versão do "O Grito" de 1893 até 1910, retratando uma figura esquelética em uma ponte segurando seu rosto enquanto gritava em agonia. A primeira versão, pintada em têmpera sobre painel com pastéis, é aquela em posse do Museu Nacional Norueguês, e é a única que traz a inscrição. 


- Continua após o anúncio -


Em seu diário, Munch havia escrito que a pintura foi inspirada por "uma invasão de melancolia". A obra se tornou um símbolo de angústia existencial, sendo reproduzida, editada e copiada extensivamente ao longo das décadas. Segundo os pesquisadores, Munch provavelmente escreveu a sentença "Só poderia ter sido pintada por um louco" no quadro em 1895, após a exibição do seu novo trabalho na galeria Blomqvist, em Oslo. Durante um debate sobre a exibição na Associação de Estudantes da Universidade de Oslo, um estudante de medicina, Johan Scharffenberg, disse que a obra de Munch colocava em questão o estado de saúde mental do autor, chamando Munch de anormal e um "homem louco". Munch ficou profundamente magoado com os comentários, e inclusive escreveu sobre o episódio décadas mais tarde.


Nesse sentido, a inscrição talvez tenha sido escrita por Munch com ironia, refletindo também dor ao ser atacado e medo de ser considerando mentalmente doente - algo, de fato, presente em sua vida. O pai e a irmã de Munch sofreram crises de depressão. Sua mãe e irmã mais velha morreram antes de o artista completar 14 anos. Seu pai morreu 12 anos depois, e outra irmã foi internada com transtorno bipolar. Munch sofreu um colapso nervoso em 1908, chegando a ser hospitalizado.


"Desde que me lembro, tenho sofrido de um profundo sentimento de ansiedade que tentei expressar em minha arte", escreveu Munch em seus diários. "Sem essa ansiedade e doença, eu seria como um navio sem leme."


REFERÊNCIAS

Mensagem secreta no quadro "O Grito" foi feita pelo próprio autor da obra Mensagem secreta no quadro "O Grito" foi feita pelo próprio autor da obra Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 22, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]