Últimas Notícias

[5]

Evidência de vida datando mais de 3,95 bilhões de anos encontrada no Canadá!



Rochas antigas encontradas no nordeste do Canadá podem conter traços químicos de vida com mais de 3,95 bilhões de anos de idade. Se confirmado, o achado será um entre os mais antigos sinais de vida conhecido e poderá reforçar a viabilidade dos achados fósseis do ano passado, também no Canadá, que indicavam ter até 4,28 bilhões de idade (sugerindo que a vida surgiu na Terra não muito tempo depois da sua formação).

Para determinar os traços químicos como pertencentes de seres vivos, os pesquisadores analisaram a quantidade relativa de carbono-13 (um isótopo estável do carbono, com sete nêutrons) da amostra analisada em relação à concentração de carbono-12. Seres vivos preferem usar o carbono-12 para a formação das suas estruturas orgânicas. Portanto, materiais onde micróbios antes viviam - como nas rochas antigas analisadas - se tornaram ricas com carbono-12. Além disso, a cristalização do grafite na amostra - contendo os traços de provável vida - seguiu a mesma temperatura experienciada pelas estruturas rochosas ao redor, eliminando a possibilidade de contaminação.

Para determinar a idade das rochas, os pesquisadores usaram a datação radioativa de urânio-chumbo dentro de um tipo de rocha metamórfica chamada de gneisse, encontrando o valor de 3,95 bilhões de anos (Para saber mais: Como calcular a idade da Terra?).

- Continua após o anúncio -



Porém, apesar da qualidade do trabalho científico, outros especialistas colocam dúvidas nesses achados, especialmente na idade das rochas encontradas, já que as amostras de grafite estavam em uma camada sedimentar bem mais jovem. Além disso, ainda existem dúvidas quanto à origem dos produtos químicos analisados, se biológica ou inorgânica.

De qualquer forma, é mais uma evidência que se junta para mostrar que são grandes as chances da vida ter surgido poucas centenas de milhões de anos após a formação da Terra.

*Na imagem de capa, uma imagem de microscópio mostrando as manchas negras de grafite suspeitas de conterem traços dos primórdios da vida na Terra.

Referência:  Nature

Artigo Recomendado:  A origem da vida: Mais um grande avanço conquistado!
Evidência de vida datando mais de 3,95 bilhões de anos encontrada no Canadá! Evidência de vida datando mais de 3,95 bilhões de anos encontrada no Canadá! Reviewed by Saber Atualizado on outubro 05, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]