Últimas Notícias

[5]

Ratos em uma dieta rica em gorduras vivem mais e têm a força física aumentada!



Pesquisadores da UC Davis School of Veterinary Medicine mostraram que uma dieta com alta porcentagem de gordura como fonte total de calorias - ou cetogênica - não apenas aumenta a longevidade de ratos como também melhora a força física desses roedores. Os resultados do estudo foram publicados na Cell Metabolism desta semana.

Na dieta cetogênica, o consumo de carboidratos é mínimo, forçando o corpo a entrar em estado de cetose e mantendo a produção de insulina em um mínimo (1). No estudo realizado, ratos com uma dieta cetogênica (89-90 por cento da quantidade de calorias ingeridas na forma de gordura) viveram, em média, 13,6% mais do que aqueles em uma dieta com alta quantidade de carboidratos. Isso equivale, em termos de longevidade humana, a 7-10 anos extras. Além disso, a dieta cetogênica, nos roedores, aumentou as funções motoras e de memória (força e coordenação), e preveniu um aumento nos marcadores de inflamação associados com a idade. Houve um impacto positivo também na incidência de tumores. Esses resultados também podem corroborar o efeito de maior longevidade e menor incidência de doenças relacionadas com a idade em diversos animais sob uma dieta de restrição calórica, onde, assim como na dieta cetogênica, ocorre uma mudança de consumo energético de carboidratos para uma maior oxidação de ácidos graxos no corpo, o que leva a diferentes expressões metabólicas e genéticas como resposta. Foram usados três grupos de controle no estudo: ratos em dieta cetogênica, em dieta com alta taxa de carboidratos e uma dieta com baixo conteúdo de gordura e carboidratos (mais proteica). Todos estavam em uma dieta isocalórica, ou seja, com a mesma ingestão total de calorias. Os efeitos benéficos obtidos, apesar de não poderem ainda ser extrapolados para humanos, reforçam os benefícios à saúde já há bastante tempo propagados pelos defensores da dieta cetogênica. Porém, é preciso lembrar que aqui não estamos falando de emagrecimento e, sim, de qualidade de vida. Não existe consenso na eficiência dessa dieta para programas de emagrecimento (1).

Além disso, o estudo também é reforçado por outro também publicado este mês na Cell Metabolism (2), onde ratos na meia idade sob uma dieta cetogênica mostraram uma redução de mortalidade - apesar de não terem a longevidade máxima estendida - e maior preservação da memória com o avanço da idade.

Agora, os pesquisadores querem mudar a composição nutricional da dieta cetogênica para ver se conseguem otimizar os benefícios à saúde ganhos pelos ratos. (1) Para saber mais sobre a dieta cetônica/cetogênica: A dieta cetônica é eficaz?

(2) Cell Metabolism

Publicação do estudo: Cell Metabolism


Ratos em uma dieta rica em gorduras vivem mais e têm a força física aumentada! Ratos em uma dieta rica em gorduras vivem mais e têm a força física aumentada! Reviewed by Saber Atualizado on setembro 09, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]