Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem que nanopartículas de tatuagens circulam dentro do corpo



De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports desta semana, elementos constituintes da tinta de tatuagens viajam pelo corpo na forma de nano e micro partículas e alcançam os nódulos linfáticos.

É a primeira vez que descobre-se evidências analíticas do transporte de vários pigmentos orgânicos e inorgânicos, incluindo impurezas tóxicas, relacionadas com tecidos contendo tatuagens - em ex vivo - na forma de nanopartículas. Os resultados foram obtidos com a ajuda da técnica de fluorescência de raios-X síncrotron.

Geralmente, quando as pessoas vão ter uma tatuagem feita na pele, dá-se uma atenção quase exclusiva ao ambiente onde o procedimento será feito e à esterilização das agulhas. Porém, de acordo com o novo estudo, seria também importante checar a composição química das tintas sendo usadas.

Somando-se a isso, pouco se sabe sobre o as potenciais impurezas nas misturas de cores aplicadas através das tatuagens. A maioria das tintas contêm pigmentos orgânicas, mas também englobam preservativos e contaminantes como níquel, cromo, manganês ou cobalto. Outro componente em grande quantidade que pode trazer preocupações em nanoescala é o dióxido de titânio, usado para a produção da cor branca.

Os pesquisadores já sabiam que pigmentos das tatuagens viajavam pelo corpo até os nódulos linfáticos, por causa de evidências visuais (esses nódulos ficavam pitados com a cor da tatuagem). Isso representa a resposta do corpo na limpeza do local de entrada da tinta durante a cicatrização. Porém, o que não se sabia é que os componentes da tatuagem viajam também em escala nanoparticulada, onde esta pode apresentar comportamentos totalmente distintos, ou seja, podem reagir de forma imprevisível no organismo. E esse contínuo transporte pode levar ao alargamento crônico do nódulo linfático a longo prazo.

Essas contínuas migrações e deposições de elementos tóxicos na forma de nanopartículas pode representar sérios riscos para a saúde e mais trabalhos serão feitos em breve para melhor elucidar o problema. O espectro de efeitos adversos das tatuagens é amplamente desconhecido, já que faltam trabalhos em modelos de animais (os quais não são éticos, por não se tratar de necessidades médicas, apenas estéticas).

Para saber mais sobre as tatuagens, acesse o artigo: Qual é a ciência por trás das tatuagens?

Publicação do estudo: Nature


Cientistas descobrem que nanopartículas de tatuagens circulam dentro do corpo Cientistas descobrem que nanopartículas de tatuagens circulam dentro do corpo Reviewed by Saber Atualizado on setembro 16, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]