Primeira cirurgia no cérebro de um feto dentro do útero é realizada e com sucesso
Realizada a primeira cirurgia cerebral em um feto (dentro do útero), eliminando sintomas de uma perigosa condição! O feito foi reportado e descrito no periódico Stroke (Ref.1).
No procedimento (embolização), pesquisadores usaram imagem de ultrassom como guia e repararam com sucesso uma malformação rara e potencialmente letal, chamada de aneurisma da veia de Galeno. O feto em questão tinha 34 semanas e 2 dias de idade gestacional.
Após o nascimento, o recém-nascido não precisou de medicamento para tratar problemas cardíacos e nenhuma cirurgia pós-natal foi necessária para tratar a malformação. Cardiogramas mostraram grande melhora no trabalho cardíaco e imagem de ressonância magnética (MRI) não revelou anormalidades cerebrais (Fig.1).
As manifestações clínicas neonatais mais comuns da condição tratada são a hidrocefalia, macrocefalia e a insuficiência cardíaca de alto débito, e frequentemente levam a falhas cardíacas, lesão cerebral severa e possivelmente morte pouco após o nascimento.
> Leitura recomendada: A partir de qual idade gestacional o feto começa a sentir dor?
REFERÊNCIAS
- Orbach et al. (2023). Transuterine Ultrasound-Guided Fetal Embolization of Vein of Galen Malformation, Eliminating Postnatal Pathophysiology. Stroke 54, e231–e232. https://doi.org/10.1161/STROKEAHA.123.043421
- https://newsroom.heart.org/news/in-first-in-utero-brain-surgery-doctors-eliminated-symptoms-of-dangerous-condition