Cientistas reportaram o sequenciamento completo do cromossomo Y
Cientistas reportaram o sequenciamento completo do cromossomo sexual Y, adicionando >30 milhões de novos pares de bases ao genoma de referência e revelando 41 novos genes codificantes.
O cromossomo Y evoluiu de um autossomo ancestral similar ao cromossomo X que sofreu dramática degeneração genética, perdendo ~97% dos seus genes ao longo de milhões de anos. É responsável primariamente pela determinação do sexo masculino.
Em um estudo publicado na Nature (1), um time internacional de pesquisadores - o Consórcio Telômero-a-Telômero (T2T) - sequenciou o cromossomo Y de 43 indivíduos (metade deles de linhagens Africanas).
Somados os sequenciamentos, os cientistas obtiveram a leitura completa do cromossomo Y, constituído por 62460029 pares de bases no genoma de referência; 41 novos genes codificantes de proteínas foram também identificados.
Relevante realçar a grande variação de tamanho e estrutura entre os 43 cromossomos Y analisados - cobrindo 180 mil anos de evolução humana e com comprimento variando de 45,2 milhões até 84,9 milhões de pares de bases.
Nesse último ponto, os pesquisadores encontraram que uma pessoa pode ter 40 cópias de um gene no Y, enquanto outra pode ter apenas 19 cópias - sem que isso indique problemas de saúde.
> O sequenciamento do Y se soma ao sequenciamento completo dos outros 23 cromossomos humanos reportado ano passado também pelo T2T: Cientistas finalmente sequenciaram todo o genoma humano
> O novo sequenciamento será de vital importância para avanços no campo da saúde masculina. Aliás, você sabia que com o avanço da idade os humanos do sexo masculino perdem boa parte dos cromossomos Y nas células? Entenda: Perda de cromossomos Y nos homens fomenta várias doenças, aponta estudo
(1) REFERÊNCIAS
- Rhie et al. (2023). The complete sequence of a human Y chromosome. Nature. https://doi.org/10.1038/s41586-023-06457-y