Crocodilos-do-Nilo são fortemente atraídos por choro de bebês, aponta estudo
Crocodilos-do-Nilo são especialistas em identificar pistas emocionais no choro de bebês primatas, incluindo humanos. Estudo mostrou que esses répteis são atraídos em especial por bebês chorando desesperados, provavelmente por estarem sinalizando uma presa fácil.
Crocodilos-do-Nilo (Crocodylus niloticus) possuem primatas e outros mamíferos como presas preferenciais. No estudo (1), os pesquisadores analisaram dezenas de crocodilos em um zoológico em Agadir, Marrocos, expondo-os a sons de choro diversos de bebês de chimpanzés (Pan troglodytes), bonobos (Pan paniscus) e humanos (Homo sapiens).
Vários dos crocodilos, machos e fêmeas, mostraram responder aos choros, procurando pela fonte e, algumas vezes, até mordendo os microfones instalados.
Na média, 1 em cada 5 crocodilos responderam a choros de bebês humanos pouco estressados, enquanto 1 em cada 3 respondiam àqueles muito estressados. Aliás, os crocodilos mostraram ser até melhores do que humanos em identificar níveis de estresse no choro de bebês.
> Falando em crocodilianos, um curioso comportamento desses répteis é o consumo regular de pedras, e que não parece ter um fim digestivo. Entenda: Por que os jacarés e crocodilos gostam de engolir pedras?
REFERÊNCIAS
- Thévenet et al. (2023). Crocodile perception of distress in hominid baby cries. Proceedings of the Royal Society B, Volume 290, Issue 2004. https://doi.org/10.1098/rspb.2023.0201