Estudo parece ter encontrado a causa das enxaquecas mais frequentes e severas associadas ao ciclo menstrual
Prevalência de enxaqueca é três vezes maior em mulheres do que em homens. Quando mulheres sofrem ataques de enxaqueca - especialmente quando são mais severos -, é frequentemente antes ou durante o período menstrual. Aliás, em muitos casos, sintomas melhoram durante a gravidez, e a frequência das enxaquecas também diminui após a menopausa.
Em um estudo publicado no periódico Neurology (1), pesquisadores podem ter descoberto finalmente a causa dessa relação: durante a menstruação, níveis do neurotransmissor CGRP se tornam mais elevados, acompanhando dramáticas quedas nos níveis de estrógenos no ciclo menstrual. Esse neurotransmissor está associado com um papel importante no engatilhamento de enxaquecas.
Durante enxaquecas, níveis de CGRP (peptídeo relacionado ao gene da calcitonina) liberado no sistema trigeminovascular são elevados, significativamente dilatando - ou alargando - os vasos sanguíneos no cérebro. Isso causa uma resposta inflamatória que pode ser uma das razões por trás de dores de cabeça severas que as pessoas experienciam com as enxaquecas.
(1) REFERÊNCIA
- Raffaelli et al. (2023). Sex Hormones and Calcitonin Gene–Related Peptide in Women With Migraine: A Cross-sectional, Matched Cohort Study. Neurology. https://doi.org/10.1212/WNL.0000000000207114