Últimas Notícias

[5]

Medicamento reduziu em até 60% o declínio cognitivo em pacientes com Alzheimer

 
Um medicamento experimental mostrou desacelerar significativamente a progressão do Alzheimer naqueles com o estágio inicial da doença.


O medicamento, um anticorpo monoclonal chamado de donanemab, não melhora os sintomas da doença, mas entre aqueles tomando o fármaco nos estágios iniciais da doença, 47% não tiveram progressão da doença em importantes parâmetros após 1 ano, comparado com 29% tomando placebo.


Para aqueles em estágios mais avançados da doença ou aqueles com uma mutação genética comum (no gene APOE4) que aumenta o risco de Alzheimer, o medicamento não trouxe significativo benefício. 


Além disso, naqueles tomando o medicamento nos estágios iniciais da doença, a taxa de declínio cognitivo desacelerou em até 60%. O donanemab também clareou cerca de 90% do conteúdo total de amiloide no cérebro.


O estudo clínico [duplo-cego, randomizado, placebo-controlado] avaliando o donanemab - medicamento desenvolvimento pela farmacêutica Eli Lilly - investigou 1736 pessoas e foi publicado no periódico Journal of the American Medical Association (Ref.2). 


O donanemab foi administrado pela via intravenosa a cada 4 semanas por 72 semanas; participantes no grupo de intervenção trocavam [de forma cega] para o placebo se critério de dosagem fosse alcançado.


O alvo terapêutico do donanemab é a proteína amiloide, esta a qual causa danos neurais em pessoas com demência. Deposição de beta-amiloide no cérebro é um evento inicial no Alzheimer que leva a emaranhamento neurofibrilar de proteína tau e outras mudanças cerebrais características (cascata amiloide).


Importante ressaltar que o donanemab e outros medicamentos similares podem causar convulsões e sangramentos cerebrais potencialmente fatais, sintomas de uma condição associada à proteína amiloide e chamada de ARIA. Aliás, 24% dos participantes no estudo clínico desenvolveram a condição e três morreram.


> SABIA que boa higiene bucal é um importante fator preventivo contra o desenvolvimento de Alzheimer? Entenda: Baixa higiene oral é um forte fator de risco para o Alzheimer


REFERÊNCIAS

  1. https://www.nature.com/articles/d41586-023-02321-1
  2. Sims et al. (2023). Donanemab in Early Symptomatic Alzheimer Disease [The TRAILBLAZER-ALZ 2 Randomized Clinical Trial]. JAMA. https://doi.org/10.1001/jama.2023.13239

Medicamento reduziu em até 60% o declínio cognitivo em pacientes com Alzheimer Medicamento reduziu em até 60% o declínio cognitivo em pacientes com Alzheimer Reviewed by Saber Atualizado on julho 17, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]