Cientistas construíram uma casa usando concreto feito de fraldas
Em um estudo publicado na Scientific Reports (1), pesquisadores Japoneses da Universidade de Kitakyushu construíram a primeira casa usando concreto feito com fraldas usadas! Visando resolver dois problemas (ambiental e socioeconômico), pesquisadores reportaram que fraldas descartadas podem ser usadas para substituir entre 9 e 40% da areia usada para fazer concreto sem prejuízos de propriedades físicas e estruturais.
Fraldas são tipicamente feitas de polpa de madeira, algodão e polímeros super-absorventes, os quais em pequenas quantidades podem inclusive melhorar as propriedades mecânicas do concreto. Fraldas são um crescente problema ambiental por não serem recicláveis.
Os pesquisadores calcularam na casa-protótipo que 27% da areia pode ser substituída por fraldas; para casas com três andares, a proporção precisa cair para 10%. Em componentes arquiteturais, até 40% da areia pode ser substituída. Em partes estruturais críticas, apenas 9% pode ser substituída.
Na casa-protótipo construída para o estudo, com 36 metros quadrados, cerca de ~8% da areia foi substituída por fraldas (1,73 metro cúbico desse material).
Anualmente, a produção de cimento é responsável pelo consumo de 50 bilhões de toneladas de areia. A substituição desse material por fraldas descartadas pode baratear de forma significativa o preço do concreto e tornar casas seguras e resistentes mais acessíveis à população - além de remover do ambiente grande quantidade de material residual não-reciclável.
(1) REFERÊNCIA
- Zuraida et al. (2023). Application of non-degradable waste as building material for low-cost housing. Scientific Reports, 13. https://doi.org/10.1038/s41598-023-32981-y