Últimas Notícias

[5]

Dose de hormônios em contraceptivos hormonais pode ser reduzida em até 92% sem prejuízo de eficácia, sugere estudo

 
Um ciclo menstrual normal envolve múltiplas fases que são reguladas pelo sistema endócrino e influenciada por níveis de vários hormônios. A maioria dos contraceptivos, incluindo pílulas, injetáveis e implantes, envolvem a administração exógena de estrógenos e/ou progesterona (1) para bloquear a ovulação - a fase do ciclo na qual um oócito é liberado dos ovários (o qual se torna um óvulo quando fertilizado e o zigoto/embrião resultante é eventualmente implantado no útero, ocorrendo gravidez) (2).


Para mais informações:


Em um estudo publicado recentemente no periódico PLoS Computational Biology (3), pesquisadores analisaram os dados hormonais de 23 mulheres com idades de 20 a 34 anos com ciclos menstruais normais, e desenvolveram modelos computacionais retratando as interações entre vários níveis de hormônios assim como os impactos de hormônios exógenos. Esses modelos forneceram evidência que é possível reduzir 92% da dose total de hormônio em contraceptivos baseados apenas em estrógeno, ou reduzir 43% da dose em contraceptivos baseados apenas em progesterona - e sem perda de eficácia em prevenir ovulação. 


Ainda segundo os resultados do estudo, em contraceptivos que combinam estrógeno e progesterona, as doses de cada hormônio podem ser reduzidas ainda mais, apontando caminhos nos quais ambos os hormônios podem ser administrados apenas em certas fases do ciclo menstrual ao invés de doses constantes e contínuas.


- Continua após o anúncio -


Redução tão profundas nas doses de hormônios podem reduzir efeitos colaterais adversos associados aos contraceptivos hormonais. Estudos clínicos futuros serão necessários para confirmar ou derrubar a hipótese levantada.


REFERÊNCIA


Dose de hormônios em contraceptivos hormonais pode ser reduzida em até 92% sem prejuízo de eficácia, sugere estudo Dose de hormônios em contraceptivos hormonais pode ser reduzida em até 92% sem prejuízo de eficácia, sugere estudo Reviewed by Saber Atualizado on abril 29, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]