Últimas Notícias

[5]

Tufos de cabelo revelam provável causa de morte de Beethoven

Figura 1. Montagem incluindo o icônico retrato de Ludwig van Beethoven compondo a Missa Solemnis (Karl Joseph Stieler, 1820).

 
Enquanto que a causa da perda de audição do lendário compositor Ludwig van Beethoven permanece um mistério, pesquisadores da Universidade de Cambridge, Reino Unido, potencialmente conseguiram resolver a causa da sua morte em 1827. Analisando sequências de DNA extraídas de tufos de cabelo atribuídos a Beethoven, os pesquisadores encontraram que o compositor provavelmente morreu de uma severa doença no fígado resultante de uma combinação de fatores, incluindo excesso de consumo alcoólico, hepatite viral e fatores genéticos de predisposição para patologias hepáticas. Os resultados das análises genéticas foram publicados esta semana no periódico Current Biology (Ref.1), e corroboram relatos históricos.


- Continua após o anúncio -


O Germânico Ludwig van Beethoven (1770–1827) é ainda um dos mais influentes e populares compositores de música clássica. Problemas de saúde significativamente impactaram sua carreira como compositor e pianista, incluindo progressiva perda auditiva, recorrentes reclamações gastrointestinais e doença hepática. Em 27 de março de 1827, o dia após a morte de Beethoven, dois dos seus associados descobriram vários documentos guardados dentro de um compartimento escondido em sua escrivaninha, incluindo um estranho documento escrito em 1802 e adereçado aos seus irmãos, o qual é agora conhecido como 'Testamento de Heiligenstadt'. Nesse atípico documento, Beethoven confessa que estava "sofrendo desesperançado" com uma progressiva perda auditiva, e que apenas virtude e sua arte estavam impedindo que cometesse suicídio (1). Ele também explicava no documento que não poderia deixar o mundo "antes que eu produzisse todo o trabalho que sentia a urgência de compor".


(1) Leitura recomendadaMitos e esclarecimentos sobre o suicídio 


No "testamento", Beethovem também pediu que, seguindo sua morte, a doença que o afligia fosse descrita pelo seu médico favorito, Dr. Johann Adam Schmidt (1759-1809), e tornada pública. Porém, Dr. Schmidt morreu 18 anos antes do seu paciente, mas desde a morte do compositor vários biógrafos médicos têm tentado determinar a mais provável causa do óbito precoce. Nesse sentido, vários documentos históricos, diários, cartas, reportes médicos, relatórios de autópsia e análise de vestígios corporais alegados de pertencerem a Beethovem têm sido investigados visando solucionar o mistério.


Essas fontes investigadas suportam uma perda auditiva progressiva, bilateral e de manifestação tardia, assim como problemas gastrointestinais crônicos e, indo para o final da vida de Beethoven, doença hepática. A perda auditiva começou quando ele tinha entre 20 e 30 anos de idade, caracterizada inicialmente por zumbido (2), recrutamento de voz alta, e a perda de frequências de tons altos, e terminaria sua carreira como artista de performance aos ~45 anos idade. A partir de pelo menos 22 anos de idade, Beethoven sofria com dores abdominais e ataques e remissões de prolongados episódios de diarreia.


(2) Leitura recomendadaO que é o zumbido e como tratá-lo?


No verão de 1821, Beethoven começou a exibir sintomas de doença hepática quando o primeiro de pelo menos dois ataques de icterícia ocorreram (coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas devido a um acúmulo de bilirrubina), culminando em sua morte - comumente atribuída a cirrose - em 26 de março de 1827. Várias linhas de evidência indicativas de consumo regular de moderadas a grandes quantidades de bebidas alcoólicas levaram alguns biógrafos médicos a concluírem que Beethoven era um dependente alcoólico, um fator bem estabelecido de risco para cirrose. Enquanto vários contemporâneos de Beethoven insistissem que o compositor geralmente consumia bebidas alcoólicas em moderação, um amigo próximo alegadamente chegou a afirmar que em 1825-1826, Beethoven estava consumindo pelo menos 1 litro de vinho no almoço todos os dias. Consequentemente, é proposto que Beethoven desenvolveu letal cirrose como resultado de alto consumo alcoólico.


- Continua após o anúncio -


Para esclarecer melhor a questão, no novo estudo os pesquisadores resolveram analisar oito tufos de cabelo atribuídos a Beethoven e adquiridos de coleções públicas e privadas. Para aferir a autenticidade das amostras de cabelo - ou pelo menos garantir amostras que fossem mais próximas possíveis de pertencerem ao compositor -, pesquisadores extraíram DNA dessas amostras e procuraram assinaturas genéticas apontando um único indivíduo do sexo masculino com ancestralidade Centro-Europeia predominante, além de significativo grau de degradação do material genético consistente com uma origem no início do século XIX. Através desse filtro, cinco amostras foram consideradas 'autênticas', pelo menos a princípio. Dessas cinco amostras, uma delas (Stumpff Lock) foi escolhida para análises genéticas subsequentes por ser a mais preservada (Fig.2).


Figura 2. Tufo de cabelo (Stumpff Lock) escolhido para análises genéticas visando determinar as causas da morte de Beethoven. O tufo está afixado em uma carta de Johann Andreas Stumpff para Patrick Stirling, datada de 7 de maio de 1827. No poema escrito: "The head these hair’s have grac’d lies low; But what it wrought — will ever grow" ("A cabeça a qual esses cabelos adornavam repousa; Mas o que é trabalhado - sempre crescerá."). Foto: Kevin Brown/American Beethoven Society


Uma compreensiva análise do cromossomo Y e de outras sequências no DNA extraído do Stumpff Lock, incluindo estudo comparativo com amostras de DNA obtidas de descendentes vivos na linhagem familiar de Beethoven, trouxe resultados que, somados às evidências históricas e genéticas prévias, fortemente suportaram a autenticidade do tufo. Porém, os autores do estudo não puderam provar de forma conclusiva essa autenticidade.


Considerando que o tufo é autêntico, os pesquisadores conduziram novas análises genéticas agora no sentido de identificar potenciais sinais de patologias no corpo de Beethoven. Os resultados dessas análises mostraram que o compositor tinha duas cópias de uma variante do gene PNPLA3 que está associada com cirrose. Ele também tinha cópias únicas de duas variantes do gene HFE que causa hemocromatose hereditária, uma condição que causa danos no fígado. Somando-se ao consumo alcoólico moderado a elevado de Beethoven no período próximo da sua morte, é plausível que intoxicação alcoólica aumentou de forma robusta o risco de sérias patologias hepáticas.


Além disso, os pesquisadores também extraíram fragmentos de DNA pertencentes ao vírus da hepatite B dos fios de cabelo, o qual causa danos ao fígado. Eles suspeitaram que Beethoven carregava uma infecção crônica e dormente, reativada nos meses antes da sua morte, apesar de ser incerto como ou quando a infecção inicialmente ocorreu.


Esses achados se alinham com registros históricos narrando que a partir de dezembro de 1826 a saúde do compositor deteriorou rápido, desenvolvendo icterícia e inchaço nos membros - ambos sinais de falha hepática. Isso forçou Beethoven a ficar preso na cama até sua morte em março de 1827. Múltiplos fatores favorecendo profundos danos hepáticos (consumo alcoólico, hepatite B e variantes genéticas) provavelmente atuaram em conjunto para a fatalidade precoce.


-----------

RELEVANTE: Tentativas prévias de sequenciar DNA extraído dos tufos ou de vestígios cranianos de Beethoven haviam falhado devido ao longo tempo de degradação dessas amostras. Novos avanços genéticos e tecnológicos permitem agora esse tipo de análise (Ref.2).

> Curioso apontar que a análise genética do DNA mostrou também que o pai de Ludwig van Beethoven - Johann van Beethoven (1739–1792) - provavelmente não era filho do avô do compositor, mas, sim, de um caso extraconjugal da avó de Ludwig com outro homem; entre as biografias históricas de Ludwig, é sugerido que Johann, de fato, não era seu pai biológico, mas essa alegação é suportada por evidências apenas circunstanciais. 

-----------


REFERÊNCIAS

  1. Krause et al. (2023). Genomic analyses of hair from Ludwig van Beethoven. Current Biology. https://doi.org/10.1016/j.cub.2023.02.041
  2. https://www.nature.com/articles/d41586-023-00846-z

Tufos de cabelo revelam provável causa de morte de Beethoven Tufos de cabelo revelam provável causa de morte de Beethoven Reviewed by Saber Atualizado on março 23, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]