Últimas Notícias

[5]

Estudo reforça que a habilidade matemática de uma criança possui também uma base genética

 

Habilidade matemática é um traço complexo moderadamente hereditário, e que pode ser avaliado em várias diferentes categorias (ex.: subtração, divisão, concepção espacial, etc.), mas poucos estudos têm sido conduzidos buscando identificar variantes genéticas associadas a cada uma dessas categorias. Agora, um novo estudo publicado no periódico Genes, Brain and Behavior (1), e conduzido por pesquisadores Chineses, conseguiu identificar várias variantes genéticas que podem estar ligadas a diferentes habilidades matemáticas em crianças, reforçando que o talento matemático de uma pessoa parece estar ligado também ao seu background genético.


- Continua após o anúncio -


Habilidade matemática é um traço complexo que é crucial para a performance em várias áreas de estudo e de trabalho. Estimativas substanciais de hereditariedade (0,2-0,9) têm sido reportadas em vários estudos para esse traço e vários locais genômicos (loci) têm sido identificados relacionados ao desempenho escolar em disciplinas de matemática, indicando que a habilidade matemática é influenciada por fatores genéticos. 


De acordo com critérios curriculares na China, a habilidade matemática pode ser dividida em categorias específicas como habilidade de cálculo (adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.), habilidade de raciocínio lógico, habilidade espacial e habilidade de matemática aplicada. No modelo de ensino Britânico, o conhecimento matemático avaliado por exames inclui número (valor de número e de posição, adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.), medidas, geometria (propriedades de formas, posição e direção) e estatísticas. Essas diferentes categorias de habilidades matemáticas podem ser medidas por algumas escalas específicas, como o teste de matemática Heidelberg.


No novo estudo, os pesquisadores conduziram um estudo de associação genômica ampla (GWAS) em estudantes de escolas elementares para descobrir as bases genéticas das habilidades matemáticas mensuradas pelo teste de matemática Heidelberg - um dos mais compreensíveis e confiáveis testes visando medir diferentes categorias de habilidades matemáticas. No total, foram 1142 participantes com QI normal de duas províncias na parte noroeste da China incluídos no estudo, e 11 subcategorias de habilidades matemáticas investigadas.


As análises identificaram sete variantes genéticas de nucleotídeos únicos (SNPs) no genoma dos estudantes que estavam fortemente ligadas à habilidade de raciocínio matemático. A variante genética mais associada com raciocínio matemático (SNP rs34034296) estava localizada na região desértica do genoma, cujo gene mais próximo desse locus (CSMD3) está associado com o desenvolvimento de esquizofrenia e autismo. Nesse sentido, é a primeira vez que variantes genéticas que transtornos mentais são diretamente associadas com habilidades matemáticas. Além disso, uma SNP (rs133885) identificada já havia sido ligada a habilidades matemáticas em geral por estudos prévios.


Análises adicionais revelaram significativas associações de três categoriais e subcategorias de habilidades matemáticas com três genes. Variantes no gene LINGO2 estavam associadas com a habilidade de subtração; variantes no gene OAS1 estavam associadas com a habilidade de concepção espacial; e variantes do gene HECTD1 estava associadas com a habilidade de divisão.


(1) REFERÊNCIA

  • Zhao et al. (2023). A genome-wide association study identified new variants associated with mathematical abilities in Chinese children. Genes, Brain and Behavior, e12843. https://doi.org/10.1111/gbb.12843
Estudo reforça que a habilidade matemática de uma criança possui também uma base genética Estudo reforça que a habilidade matemática de uma criança possui também uma base genética Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 23, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]