Últimas Notícias

[5]

Problemas cardíacos associados com a gripe são causados por infecção direta do vírus no coração, aponta estudo


[12 de maio de 2022] - Gripe sazonal (1) ainda é um dos maiores contribuintes para a mortalidade humana em todo o mundo, e novas cepas pandêmicas são uma preocupação constante devido às altas taxas de mutação do vírus e comum transmissão zoonótica de variantes do Influenza (vírus da gripe). Além dos tradicionais danos pulmonares, infecção com o vírus da gripe pode causar ou exacerbar disfunção cardíaca - aliás, durante a pandemia de 1918, quase todos os pacientes infectados morreram com severos danos cardíacos. Porém, um longo debate acadêmico tem se arrastado sobre a natureza dos danos cardíacos causados pela gripe: seriam consequência de infecção viral direta no tecido cardíaco ou uma consequência indireta dos efeitos sistêmicos promovidos por inflamação pulmonar?


(1) Leitura recomendadaQual é a relação da gripe e do resfriado com o frio?


Agora, em um estudo publicado no periódico Science Advances (2), pesquisadores mostraram pela primeira vez em ratos geneticamente modificados (ausência do gene IFITM3, codificante de uma crucial proteína antiviral) (!) que os problemas cardíacos associados com a gripe são causados por infecção direta nos cardiomiócitos (células cardíacas). Com experimentos envolvendo uma variante do vírus HINI1 (incluindo versões geneticamente manipuladas no sentido de dificultar infecção no tecido cardíaco), eles mostraram que robusta replicação viral no coração é necessária para processos cardíacos patológicos. 


- Continua após o anúncio -


No coração de ratos que receberam o vírus geneticamente alterado (com fraca capacidade de infectar células cardíacas), os pesquisadores encontraram significativamente menos danos no músculo cardíaco, menos fibrose no tecido cardíaco e menos problemas de sinalização elétrica, mesmo na presença de severa infecção pulmonar.


Ainda é incerto quais os danos que o vírus está causando nas células cardíacas infectadas: estaria matando essas células? Existem efeitos de longo prazo? Repetidas infecções levam ao acúmulo de danos cardíacos ao longo do tempo? Como os vírus estão alcançando o coração? Mais estudos serão necessários para esclarecer a questão.


--------------

(!) Humanos com deficiência de IFITM3 são mais suscetíveis a infecções severas com a gripe, e cerca de 20% da população Chinesa e 4% dos Europeus possuem variantes genéticas que causam deficiência dessa proteína.

--------------


(1) REFERÊNCIA

Problemas cardíacos associados com a gripe são causados por infecção direta do vírus no coração, aponta estudo Problemas cardíacos associados com a gripe são causados por infecção direta do vírus no coração, aponta estudo Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 02, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]