Últimas Notícias

[5]

Cientistas criam tomates geneticamente modificados ricos em vitamina D


[25 de maio de 2022] - É estimado que 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo não obtêm uma quantidade diária suficiente de vitamina D - uma condição que pode contribuir para uma variedade de problemas de saúde, incluindo deficiências imunes, transtornos neurológicos e danos ao sistema esquelético. Uma fonte importante de vitamina D é a síntese endógena a partir de radiação solar (no caso, UVB) interagindo com a pele - e as variações de cor de pele em humanos respondem, em parte, a esse processo (1). Plantas são, geralmente, fontes muito pobres desse nutriente, e a maioria das pessoas obtêm a maior parte da vitamina D através de produtos de origem animal, como ovos, carne e laticínios. Isso torna indivíduos sob uma dieta vegetariana ou vegana particularmente vulneráveis à deficiência em vitamina D.


(1Leitura recomendadaCor da pele, Vitamina D, Ácido Fólico e Evolução


Agora, em um estudo publicado no periódico Nature Plants (2), pesquisadores reportaram o desenvolvimento de tomates geneticamente modificados (GM) capazes de produzir vitamina D quando expostos ao Sol. 


- Continua após o anúncio -


Plantas solanáceas (incluindo o tomate) expressam um caminho bioquímico que produz 7-dehidrocolesterol (7-DHC) ou pró-vitamina D3 (um precursor da vitamina D), porém logo transformam essa substância em compostos defensivos nos frutos; pequenos níveis se acumulam apenas nas folhas. Usando a tecnologia de edição genética CRISPR-Cas9 (3), os pesquisadores silenciaram o gene S17-DR2, o qual produz uma enzima crucial para o metabolismo da pró-vitamina D3 no tomate. Isso permitiu o acúmulo de significativos níveis de pró-vitamina D3 nas folhas e nos frutos de tomates, e sem prejuízos para o desenvolvimento das plantas. 


(3Leitura recomendadaCRISPR-Cas9: A popularização da edição genética!


Ao tratar os frutos do tomate GM com radiação UVB (espelhando a exposição solar em um campo de plantio e transformando pró-vitamina D3 em vitamina D3), níveis de vitamina D em um tomate (fruto) tornaram-se equivalentes à vitamina D em dois ovos de tamanho médio ou em 28 gramas de atum (ambas fontes ricas nesse nutriente). Segundo os pesquisadores, exposição por tempo prolongado ao UVB (ex.: durante secagem ao sol) pode aumentar ainda mais os níveis de vitamina D3 nos frutos. As folhas - com concentrações muito altas de vitamina D (200 μg/g de massa seca) - podem ser também aproveitadas para a produção de suplementos vitamínicos.


O mesmo tratamento genético pode potencialmente transformar outras plantas da família Solanaceae (ex.: batata e pimenta) em fontes ricas de vitamina D.


> Leitura recomendadaPlantas geneticamente modificadas: A polêmica é ainda válida hoje?


REFERÊNCIA

Cientistas criam tomates geneticamente modificados ricos em vitamina D Cientistas criam tomates geneticamente modificados ricos em vitamina D Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 02, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]