Últimas Notícias

[5]

Componente comum em protetores solares se transforma em uma substância extremamente tóxica no mar


[10 de maio de 2022] - Oxibenzona é um agente muito comum em vários protetores solares, e sua estrutura química é eficiente em absorver raios ultravioletas (UV). Porém, nos últimos anos, essa substância tem sido alvo de controvérsias devido ao acúmulo de evidências sugerindo danos no DNA de corais, além de interferência com o sistema endócrino e deformidades no estágio larval desses animais (Ref.1). Isso levou, inclusive, ao banimento de protetores solares contendo oxibenzona em algumas praias do Havaí, Palau e Ilhas Virgens (EUA).


Agora, um estudo publicado na Science (Ref.2) trouxe mais peso para essas evidências ao mostrar que a oxibenzona, ao ser metabolizada por anêmonas do mar e certas espécies de corais, se transforma em uma substância altamente tóxica para esses mesmos animais. Na metabolização, a oxibenzona acaba anexada a uma molécula de glicose, e o glicosídeo conjugado resultante, sob exposição à radiação UV na faixa de 290 a 370 nanômetros (presente na radiação solar), se torna um forte foto-oxidante, matando corais e potencialmente agravando o processo branqueamento* causado pelo crescente aquecimento das águas marinhas. Ou seja, a oxibenzona se torna o oposto da sua função físico-química inicial.


- Continua após o anúncio -


Os pesquisadores também encontraram que algas simbiontes presentes em anêmonas e corais concentram o glicosídeo conjugado, sugerindo fortemente um papel de proteção. De fato, a taxa de mortalidade nos animais sem esses simbiontes mostrou-se significativamente maior, apontando que corais branqueados (onde esses simbiontes são também removidos) estão sob maior risco dessas substância.


O estudo baseou-se em experimentos laboratoriais, simulando as condições marinhas, sendo incerto ainda se a dinâmica bioquímica observada é reproduzida no real ambiente marinho.


*Branqueamento dos corais é, essencialmente, o processo de expulsão das zooxantelas simbiontes que vivem associadas a esses animais; essa expulsão é causada por fatores ambientais de estresse. As zooxantelas são dinoflagelados fotossintetizantes que fornecem grande parte da energia utilizada pelos corais (e as variadas cores dos corais), e a quebra dessa simbiose muitas vezes leva à morte desses animais.


REFERÊNCIAS

  1. Vuckovic et al. (2022). Conversion of oxybenzone sunscreen to phototoxic glucoside conjugates by sea anemones and corals. Science, Vol. 376, Issue 6893. https://doi.org/10.1126/science.abn2600
  2. https://www.nature.com/articles/d41586-022-01271-4


Componente comum em protetores solares se transforma em uma substância extremamente tóxica no mar Componente comum em protetores solares se transforma em uma substância extremamente tóxica no mar Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 01, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]