Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem nova função do cerebelo: consolidação de memórias emocionais


[4 de outubro de 2022] - O cerebelo é conhecido primariamente pela regulação dos movimentos no corpo, incluindo equilíbrio durante a locomoção. Um estudo publicado recentemente no periódico PNAS (1) e conduzido por pesquisadores da Universidade Universidade de Basileia, Suíça, descobriu mais uma função desse órgão: atua de forma importante na consolidação de memórias associadas a experiências emocionais.


- Continua após o anúncio -


Além do hipocampo e da amígdala, estudos prévios usando imagem de ressonância magnética funcional (fMRI) têm indicado a participação de várias regiões cerebrais na construção e recuperação de memórias associadas a excitamentos emocionais, incluindo giro occipital, giro frontal mediano, giro fusiforme, giro frontal inferior, giro supramarginal, córtex orbitofrontal, córtex parietal, caudado, claustro e ínsula.


O cerebelo é tipicamente conhecido por suas funções de controle motor, mas existem evidências acumuladas de interação entre esse órgão e várias regiões corticais e subcorticais não-motoras que estão envolvidas em funções cerebrais de maior complexidade, incluindo cognição e emoção, especialmente em condições envolvendo situações de medo.


No novo estudo, os pesquisadores usaram fMRI para analisar 1418 participantes humanos, focando em atividades elétricas de resposta a estímulos visuais envolvendo imagens emocionais e neutras. Em um subsequente teste de memória, eles encontraram que a melhor consolidação de imagens emocionais estava ligada a um claro aumento de atividade no cerebelo. Foi também demonstrado uma mais forte comunicação entre o cerebelo e várias áreas do cérebro durante o processo de armazenamento de imagens emocionais, incluindo recebimento de informação do giro cingulado - importante para a percepção e avaliação de sentimentos - e envio de sinais para a amígdala e o hipocampo.


Realce de memórias para estímulos emocionais é crucial para a sobrevivência e possui valor adaptativo em termos evolucionários, por ser vital para a lembrança de situações tanto favoráveis quanto perigosas. Porém, esse fenômeno neural pode também contribuir para o desenvolvimento e manutenção de transtornos relacionados ao medo em casos de experiências altamente aversivas. Além de expandir o conhecimento sobre a participação do cerebelo em complexos processos cognitivos e emocionais, os achados do novo estudo podem ajudar a entender transtornos psiquiátricos com circuitos emocionais aberrantes, como fobias, transtorno de estresse pós-traumático ou mesmo transtorno do espectro autista, e auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais efetivos.


(1) REFERÊNCIA

Cientistas descobrem nova função do cerebelo: consolidação de memórias emocionais Cientistas descobrem nova função do cerebelo: consolidação de memórias emocionais Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 02, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]