Últimas Notícias

[5]

Vírus da Dengue e da Zika tornam o cheiro das pessoas mais atraente ao mosquito Aedes aegypti


Em um interessante estudo publicado na Cell (Ref.1), pesquisadores descobriram que os vírus responsáveis pela Zika e pela Dengue tornam o infectado mais atrativo ao mosquito vetor Aedes aegypti, ao aumentar a produção endógena de uma molécula odorífera. Em experimentos conduzidos no estudo, ratos infectados com esses vírus se mostraram alvos preferenciais de 65-70% dos mosquitos A. aegypti testados, indicando alguma sinalização diferencial. De fato, os pesquisadores encontraram que os ratos infectados com Zika ou dengue produziam 10 vezes mais acetofenona do que os ratos saudáveis. Em um segundo experimento, foi mostrado que ratos e voluntários humanos saudáveis, impregnados com acetofenona passavam a atrair mais mosquitos.


- Continua após o anúncio -


Bactérias que produzem acetofenona crescem naturalmente no microbioma da nossa pele, mas são controladas (tamanho populacional) por uma proteína antimicrobiana (RELMα) secretada pelas células da pele. Porém, o gene responsável pela expressão dessa proteína mostrou-se menos ativo nos ratos infectados pela dengue ou pela Zika, explicando o significativo aumento na produção de acetofenona.


Por fim, os pesquisadores mostraram que o suor nas axilas de humanos infectados com dengue continha bem mais acetofenona do que aquele de humanos saudáveis. E mosquitos A. aegypti eram mais atraídos pelo suor de voluntários com dengue.


O achado pode abrir caminho para mais uma estratégia de controle dessas doenças em regiões endêmicas: os pesquisadores mostraram que a administração de isotretinoína (um derivado da vitamina A) em ratos infectados reduz a atratividade desses animais aos mosquitos ao aumentar a síntese de RELMα. Reduzir o número de picadas em infectados reduz o potencial de transmissão patogênica, já que menos mosquitos também infectados estarão circulando. Níveis variáveis de acetofenona no corpo podem também ajudar no diagnóstico mais rápido de dengue e de Zika (Ref.2).


> Estudos prévios já haviam demonstrado um fenômeno similar relativo aos protozoários causadores da malária. Para mais informações: Malária no Brasil afeta apenas a região Amazônica?


REFERÊNCIAS

  1. Cheng et al. (2022). A volatile from the skin microbiota of flavivirus-infected hosts promotes mosquito attractiveness. Cell, Volume 185, Issue 14, Pages 2510-2522.e16. https://doi.org/10.1016/j.cell.2022.05.016
  2. https://www.science.org/content/article/humans-tamed-microbes-behind-cheese-soy-and-more

Vírus da Dengue e da Zika tornam o cheiro das pessoas mais atraente ao mosquito Aedes aegypti Vírus da Dengue e da Zika tornam o cheiro das pessoas mais atraente ao mosquito Aedes aegypti Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 26, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]